PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Prédio do Banespa, um símbolo paulistano

Por Edison Veiga
Atualização:
 Foto: Estadão

No mesmo passado, um dos mais famosos edifícios de São Paulo, o Altino Arantes, no centro - conhecido como "prédio do Banespa" -, completou 65 anos. O assunto foi ao ar recentemente em coluna veiculada pela rádio Estadão ESPN.

PUBLICIDADE

O edifício foi projetado pelo arquiteto Plinio Botelho do Amaral e começou a ser construído em 1939. Sua forma é inspirada no Empire State, de Nova York. A obra foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e o prédio só ficou pronto em junho de 1947, há 65 anos. São 161 metros de altura, 14 elevadores, 900 degraus e 1119 janelas. Quando foi inaugurado, era o prédio mais alto de SP - hoje é o terceiro mais alto.

O nome oficial, Altino Arantes, homenageia o primeiro presidente do Banespa, o antigo Banco do Estado de São Paulo. Altino Arantes Marques nasceu em Batatais (SP), em 1876 e, entre 1916 e 1920 ocupou a presidência do Estado - cargo equivalente ao de governador, hoje em dia. Formado em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, ocupou diversos outros cargos públicos - foi deputado federal por quatro mandatos e deputado constituinte em 1946. Integrou a Academia Paulista de Letras e presidiu o Instituto HIstórico e Geográfico de São Paulo. Morreu na capital paulista, em 1965.

Do alto do prédio, se tem uma das mais impressionantes vistas paulistanas. Aliás, sobre isso, uma curiosidade: na época da ditadura militar, o mirante, lá do alto dos seus 161 metros, tinha a entrada proibida por questões de segurança nacional. Atualmente, o prédio fica aberto à visitação de segunda à sexta, das 10h às 15h, com entrada grátis.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.