PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Os nomes das cidades

Evento nesta quarta no Catavento vai debater as origens dos nomes dos municípios paulistas

Por Edison Veiga
Atualização:

Imagem: Reprodução Foto: Estadão

São muitas e incríveis as curiosidades por trás dos nomes dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Um exemplo: 44 têm seus nomes relacionados a exemplares da fauna brasileira. Dez municípios são nomes de mamíferos, como Cotia e Taiaçu; 6 cidades, como Guará e Jacupiranga, homenageiam aves; 14, como Piraju, Dourado e Alambari, referem-se a peixes; 6 municípios, como Borá e Irapuã, são nomes de abelhas; Taciba é nome de formiga; Birigui e Motuca são moscas; referem-se a cobras Aguaí e Boituva; a tartarugas, Jeriquara; a crustáceos, Potim; e a anfíbio, Guarujá (viveiro de sapos). Outro exemplo: 50 têm nomes que homenageiam plantas - nomes de árvores: 32, como Cabreúva e Indaiatuba; nomes relacionados a taquaras: 5, como Itaquaquecetuba e Taquarituba; nomes relacionados a outros tipos de plantas: 13, como Sumaré (um tipo de orquídea).

PUBLICIDADE

Nesta quarta (17), a partir das 10h30, o Auditório do Museu Catavento (Av. Mercúrio, s/nº, Brás) sedia uma mesa-redonda que vai debater justamente essas questões. É um aquecimento para a mostra 'A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas', que está prevista para iniciar em setembro, em Itápolis, no interior.

Participam da mesa o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini, o jornalista e artista plático Enio Squeff e o tradutor e mestre em línguas indígenas Marcel Ávila. A participação é gratuita, mas é preciso se inscrever antes por este link.

Faça o quiz abaixo e confira se você é craque no assunto:

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.