Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

"O legado mais importante que os japoneses deixaram ao Brasil está na ética do trabalho"

PUBLICIDADE

Por Edison Veiga
Atualização:
 Foto: Estadão

O físico e historiador Shozo Motoyama, de 72 anos, lança às 19h de hoje, no Museu Histórico da Imigração Japonesa (Rua São Joaquim, 381, 9º andar, Liberdade) o livro Sob o Signo do Sol Levante - Uma História da Imigração Japonesa no Brasil. Ele respondeu algumas perguntas sobre o intercâmbio cultural entre japoneses e brasileiros:

PUBLICIDADE

Por que tantos japoneses vieram ao Brasil? A imigração japonesa no Brasil é o resultado de uma confluência entre as histórias do Japão e do Brasil. Lá havia um excedente populacional que não encontrava espaço para suas oportunidades; aqui existia necessidade de trabalhadores, principalmente na agricultura.

Em sua opinião, o que os japoneses mais ganharam com a vinda ao Brasil? Aqui eles conseguiram expandir suas potencialidades e qualidades, puderam se desenvolver e progredir.

E os brasileiros, o que ganharam? Parte da cultura japonesa acabou integrada à brasileira. E isso é visível na comida japonesa e em algumas manifestações culturais e artísticas interessantes. Mas não só. Em minha opinião, o legado mais importante que os japoneses deixaram ao Brasil está na ética do trabalho, na demonstração de seriedade com que viveram aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.