PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

No bonde com Mário de Andrade

Por Edison Veiga
Atualização:
LIVRO Foto: Estadão

Um passeio pela São Paulo das primeiras décadas do século 20. O recém-lançado livro O Arlequim da Pauliceia, de Aleilton Fonseca (Geração Editorial, 296 páginas, R$ 29,90), mostra o amor que nutria pela capital paulista o poeta, romancista, musicólogo, historiador, crítico de arte e fotógrafo Mário de Andrade (1893-1945) - este multifacetado modernista, um dos mais conhecidos participantes da Semana de Arte Moderna de 1922.

PUBLICIDADE

O livro proporciona ao leitor um verdadeiro passeio com o modernista Mário de Andrade - de bonde, sob a garoa ou nas noites frouxamente iluminadas por lampiões. Entre poemas e relatos, é possível acompanhar a construção de marcos paulistanos, como o Teatro Municipal, a Catedral da Sé e o Edifício Martinelli. Costumes, hábitos e estilos da época também são destacados - tanto nos homens de terno, gravata e chapéu quanto nas mulheres vestidas como elegantes francesas.

A atmosfera é completada com as descrições dos primeiros automóveis importados e o deslumbramento diante dos grandes prédios que começavam a tomar conta da paisagem do centro da cidade.

Publicado originalmente na edição impressa do Estadão, coluna 'Paulistices', dia 21 de janeiro de 2013

Tem Twitter? Siga o blog

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.