Edison Veiga
10 de dezembro de 2015 | 00h18
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No total, devem ser ouvidos mais de 5 mil pessoas, de todas as regiões do País. A quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro (IPL), começou, com as primeiras entrevistas realizadas pelo Ibope Inteligência. Na terça e na quarta, os pesquisadores ouviram moradores de São Paulo. A previsão é que os resultados sejam divulgados em abril do ano que vem.
De acordo com o IPL, a metodologia vem sendo aperfeiçoada a cada ano com base “nas avaliações e contribuições de especialistas e parceiros que fizeram uso e análise dos resultados da pesquisa”. “Nesse sentido, foram realizadas reuniões e consultas para se levantar expectativas e contribuições para esse aperfeiçoamento”, informou a entidade. Pela primeira vez, o comportamento do leitor também será analisado com relação às mídias digitais – em consonância com as orientações do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe, o Cerlalc.
“Considerando seus principais objetivos de avaliar e orientar políticas públicas, o IPL entende que seja fundamental conhecer o que crianças e jovens estão lendo dentro e fora das escolas e quais são os indicadores e hábitos de leitura desses jovens estudantes, incluindo nesse ponto a leitura e escrita digital. Mas não poderíamos deixar de incluir a leitura de livros indicados pela escola. Essa variável é fundamental para se avaliar o que nossos jovens estudantes leem e porque leem”, explicou o IPL, por meio de sua assessoria de imprensa. “Com isso, esta edição espera promover o estudo e o mapeamento do comportamento leitor dito tradicional assim como do digital, de vários materiais e em diferentes meios, mas mantém os livros como o principal objeto deste estudo, por entender que o livro, seja em papel ou digital, continue sendo o principal suporte para acesso a conteúdos didáticos; acesso ao conhecimento produzido por toda a humanidade e para leitura de literatura ou ficção.”
•Comparar e avaliar resultados das quatro edições da Pesquisa e construir séries históricas (2000,2007, 2011 e 2015);
•Comparar indicadores de leitura dos brasileiros com resultados de outros países, que usam a mesma metodologia;
•Comparar com outras pesquisas sobre leitura, educação e economia do livro;
•Avaliar impacto de políticas públicas e programas de governo para orientar investimentos e ações;
•Propor ações mais efetivas na formação de leitores.
E as expectativas:
•Subsidiar avaliação e formulação de políticas públicas;
•Orientar ações do IPL, governo e de ONGs;
•Contribuir para consolidar o tema como política de estado;
•Promover a reflexão sobre a situação da leitura no Brasil;
•Comparar com resultados de outros países;
•Construir séries históricas;
•Traçar tendências segundo diferentes cenários;
•Subsidiar a mídia especializada e contribuir para levar a preocupação para toda a sociedade;
•Promover a valorização do livro e leitura no imaginário coletivo;
•Orientar as ações do IPL e outras entidades do livro;
•Identificar ações efetivas na formação de leitores.
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