Google Street View vai mostrar cemitérios de SP
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Google Street View vai mostrar cemitérios de SP

Gigante da tecnologia está mapeando três dos mais famosos cemitérios da cidade; expectativa é que tour virtual possa ser feito dentro de uma semana

Edison Veiga

27 de outubro de 2015 | 14h55

Foto: Hélvio Romero/ Estadão

Foto: Hélvio Romero/ Estadão


_____________________
Paulistices no Facebook: curta!
E também no Twitter: siga!
_____________________

Dentro de uma semana, será possível fazer um tour virtual por três dos mais tradicionais cemitérios paulistanos: o da Consolação, o do Araçá e o de São Paulo. Tudo via Google Street View, ferramenta que cada vez mais funciona como um visualizador do que existe no mundo.

“O plano do projeto Street View é fazer um ‘espelho’ virtual do mundo. Os cemitérios são parte importante do desenvolvimento das cidades e retratam diversos momentos culturais, sendo parte essencial desse ‘espelho'”, disse ao blog o engenheiro Tomás Nora, chefe do Google Street View no Brasil. “Esses três cemitérios foram escolhidos pela riqueza de traços culturais.”

Ao contrário de como é feito nas ruas, em que um veículo equipado com câmeras esquadrinha a cidade, no caso dos cemitérios os técnicos do Google utilizaram uma mochila, batizada de Trekker (esta da foto acima), para registrar as imagens.

No começo de outubro, em projeto semelhante, o Cemitério São João Batista, do Rio, foi o primeiro da América Latina a entrar na ferramenta.

Nora diz que a intenção da empresa é fazer o mesmo em todos os cemitérios de São Paulo, “porém, sem planos definidos”.

Fundado em 1858, o Cemitério da Consolação é o mais antigo de São Paulo. Ali estão os restos mortais de célebres como Campos Salles, Marquesa de Santos, Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Washington Luis, Antoninho da Rocha Marmo, Monteiro Lobato e Tarsila do Amaral.