Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Foto histórica: família Santos Dumont a bordo dos primeiros carros de SP

PUBLICIDADE

Por Edison Veiga
Atualização:
 Foto: Estadão

Onde pode ser vista a foto dos primeiros carros de São Paulo?Essa é uma dica ótima para quem gosta de história e para quem gosta de carros antigos. A foto que mostra os primeiros carros de São Paulo pertence ao acervo do Museu da Energia de São Paulo, que fica na Alameda Cleveland, 601, nos Campos Elísios. E integra a mostra Memórias do Casarão.

PUBLICIDADE

E qual é a história desses carros?A foto mostra Alberto Santos Dumont, o pai da aviação, e sua família. E ele está a bordo de um Peugeot de 3,5 cavalos e 2 cilindros. Acredita-se que a imagem tenha sido feita em 1900. Mas o carro chegou à cidade em 1891, quando Santos Dumont tinha 18 anos e, depois de uma temporada em Paris, encantou-se com essas gerigonças estranhas à época. Quando voltou ao Brasil, mandou embarcar o trambolho no navio. O automóvel de Santos Dumont foi o primeiro a andar pelas ruas de São Paulo.

O Museu da Energia de São Paulo também tem muito a ver com Santos Dumont, não?Sim. O prédio onde fica o museu, por si só, já vale a visita. Trata-se do Casarão Santos Dumont, que foi construído no século 19 e serviu como residência paulistana da família Santos Dumont.

Para quem quiser se programar:Museu da Energia de São Paulo Local: Alameda Cleveland, 601, Campos Elísios Telefone: (11) 3333-5600 ramal 211 Funcionamento: de terça a sábado, inclusive feriados, das 10 às 17 horas Entrada Gratuita

(sinopse da coluna exibida em 25 de abril pela rádio Estadão ESPN)

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.