PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Flink Sampa, o festival da literatura negra, começa nesta sexta

Convidados nacionais e internacionais debatem até domingo no Memorial da América Latina; evento é grátis

Por Edison Veiga
Atualização:

 Foto: Reuters

_____________________

Paulistices no Facebook: curta!

E também no Twitter: siga!

PUBLICIDADE

_____________________

Autores de vários países e um homenageado mais conhecido como cantor e compositor - mas que lança, no evento, seu 14º livro. Eis os ingredientes da terceira edição da Flink Sampa - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, marcado para o Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 e 14 de novembro.

Publicidade

"Estou muito feliz. Sabe que tenho tanto tempo de carreira mas esta é a primeira vez que sou homenageado como escritor", afirma Martinho da Vila, que no festival vai lançar Barras, Vilas & Amores (Editora Sesi-SP).

"Consolidado no calendário, o evento demonstra a conquista dos negros e acaba refletindo uma ideia central muito importante: a participação dos negros de todas as cores dentro do processo, negros e brancos mostrando que outro mundo é possível", diz José Vicente, fundador e presidente da ONG Afrobras, que promove o evento. "E uma festa literária ainda traz a mensagem de que apesar dos pesares é possível romper os limites artificiais. É uma metáfora do empoderamento."

Entre os debatedores na programação, estão Paulo Lins - autor de Cidade de Deus -, Arnaldo Niskier - membro da Academia Brasileira de Letras -, Miriam Leitão, Emílio Júlio Braz, entre outros. O ator da Rede Globo Lázaro Ramos irá lançar o livro Caderno de Rimas do João (Editora Pallas).

Na relação dos convidados internacionais, estão os angolanos Pepetela e Lopito Feijó, a cubana Teresa Cárdenas e o dramaturgo nigeriano Wole Soyinka, laureado com o Nobel de Literatura em 1986 (foto acima).

A programação completa pode ser conferida em www.flinksampa.com.br. A entrada é grátis.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.