Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Curso de férias: para entender o Universo

PUBLICIDADE

Por Edison Veiga
Atualização:
 Foto: Estadão

FOTO: TIAGO QUEIROZ/ ESTADÃO

PUBLICIDADE

Para quem gosta de Astronomia, uma boa pedida: o Planetário Johannes Kepler, uma das atrações da Sabina Escola Parque do Conhecimento, oferece três minicursos gratuitos entre os dias 9 e 26 de julho.

A programação começa com o astrônomo Marcos Calil, que ensina História da Astronomia nos dias 9, 10, 11 e 12. Do dia 16 ao 19, o professor Emerson Perez ministra o curso O Céu das Quatro Estações, com a introdução conceitos sobre a observação a olho nu e com instrumentos de pequeno porte. Em seguida, é a vez da professora Rachel Zuchi, que dá um curso básico de Astronomia Geral.

Veja a programação completa:

Minicurso - História da Astronomia Professor: Marcos Calil De 9 a 12 de julho, das 19h às 21h Assuntos abordados: 1. Astronomia na pré-história: construções megalíticas; 2. Astronomia pré-helênica: sumérios, acádios, assírios, caldeus e babilônios; 3. Movimento aparente dos astros e a retrogradação dos planetas; 4. Astronomia egípcia; 5. Astronomia grega e as concepções astronômicas das escolas filosóficas; 6. Astronomia grega e os sistemas de mundos; 7. Astronomia romana; 8. Aula na sala de projeção do Planetário: visão do Universo na época da Astronomia Geocêntrica; 9. Astronomia na Idade Média e no Renascimento; 10. Astronomia contemporânea.

Publicidade

Minicurso - O Céu das Quatro Estações Professor: Emerson Perez De 16 a 19 de julho, das 19h às 21h Assuntos abordados: 1. Definições básicas; 2. Esfera celeste; 3. Localização geográfica e espacial; 4. Instrumentos para observação; 5. Observação a olho nu; 6. Constelações; 7. Particularidades do Céu das Quatro Estações.

Minicurso - Astronomia Geral Professora: Rachel Zuchi De 23 a 26 de julho, das 19h às 21h Assuntos abordados: 1. Formação do Sistema Solar; 2. Definições dos componentes do Sistema Solar; 3. Características físico-químicas e orbitais dos planetas e; 4. Limite do Sistema Solar; 5. Evolução Estelar; 6. Galáxias.

Serviço: Planetário Johannes Kepler Sabina Escola Parque do Conhecimento - Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135), Santo André Mais informações pelo telefone (11) 4422-2000

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.