Com fones de ouvido, um passeio pelo centro de SP
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Com fones de ouvido, um passeio pelo centro de SP

Edison Veiga

30 de maio de 2012 | 05h07

Quem quiser conhecer melhor o centro de São Paulo tem agora um serviço grátis de guia de áudio. Desde o fim de abril, um roteiro pode ser baixado gratuitamente do site www.visitesaopaulo.com/roteiros ou pela loja virtual iTunes. Com o arquivo no tocador de MP3 ou no celular, é só colocar o fone de ouvido e dar o play. E curtir o passeio.

O guia faz parte de um projeto-piloto bancado pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB). O roteiro começa na Catedral da Sé e termina no Vale do Anhangabaú, passando por marcos do centro da cidade, como o Solar da Marquesa (foto acima), o Pátio do Colégio, a Praça do Patriarca e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Por enquanto, o áudio só está disponível em português. Mas de acordo com a equipe que produziu o guia, outros idiomas estão previstos para breve.

A produção do guia envolveu cerca de dez profissionais, durante três meses, da pesquisa à finalização.

Há dois anos, um projeto semelhante foi realizado para a Avenida Paulista. Lançado pela produtora Núcleo Corpo Rastreado, com apoio da Fundação Nacional das Artes (Funarte), o primeiro guia turístico de rua em áudio da capital paulista está disponível, de graça, no site www.corporastreado.com/anonimos.

(sinopse da coluna exibida em 18 de maio pela rádio Estadão ESPN)