PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

Bicicletário da Casa das Rosas

Por Edison Veiga
Atualização:

No dia 1º, na rádio Estadão ESPN, falei sobre o bicicletário há pouco inaugurado na Casa das Rosas. Por algum problema técnico, o áudio não foi disponibilizado no site da emissora. Eis, em linhas gerais, o que foi conversado (para quem perdeu):

PUBLICIDADE

"Há tempos São Paulo tenta ser amiga dos ciclistas. Tudo bem que, se compararmos com cidades europeias, por exemplos, a nossa realidade ainda é muito distante: temos pouquíssimas e precárias ciclovias. Aliás, se todos os planos e promessas de ciclovias feitos nos últimos anos fossem somados, São Paulo deveria terminar o ano que vem com 522 km de vias e faixas exclusivas para as bikes - uma infraestrutura bem decented. Até agora, porém, a cidade possui apenas 35,7 km de ciclovias, o que representa apenas 6% de tudo o que foi planejado para aumentar a segurança dos ciclistas da capital.

Mas nem só ciclovias são necessárias. Vou dar um exemplo: quem anda de bicicleta reclama de falta de respeito no trânsito - infelizmente, temos casos recentes de gente que foi morta em atropelamentos por conta disso -, da falta de ciclovias ou mesmo da falta de conservação dessas ciclovias. Mas há ainda um outro probleminha: onde parar a bike? Falamos, claro, de um lugar seguro e acessível. Por isso temos, em alguns pontos e empresas da cidade, o aumento do número de bicicletários, verdadeiros estacionamentos de bicicletas.

O exemplo mais recente é ótimo para quem gosta de literatura e poesia. Desde o segundo domingo de maio, um bicicletário está funcoinando na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, ali no comecinho da Avenida Paulista. São 14 vagas e o bicicletário fica ao lado do já famoso café da Casa das Rosas. A ideia parece ter pegado: a cada fim de semana, cerca de 30 ciclistas estão utilizando o espaço, de acordo com a administração da Casa das Rosas. Não é permitido entrar pedalando nos jardins da Casa. Os ciclistas precisam entrar pela lateral, empurrando.

O bicicletário da Casa das Rosas foi viabilizado graças a uma parceria com uma empresa do ramo de ciclismo."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.