Banco de temperos
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Banco de temperos

Edison Veiga

06 de junho de 2014 | 06h50

Dessas pequenas ideias que deixam a cidade mais agradável, o projeto ‘Quadra Amiga’ já mudou a cara de um quarteirão no bairro da Pompeia. Patrocinados por uma construtora, dois grupos de ativistas urbanos arregaçaram as mangas e estão transformando a região com ideias simples, como a instalação de oito bancos-horta – isso mesmo, com espaço para plantar temperos! –, pinturas nas calçadas, estacionamentos para bicicletas e porta-jornais – para que as pessoas deixem os jornais velhos a quem quiser.

Os ativistas também incentivam os moradores da região a implementarem outras melhorias, como iluminação de apoio, jardins verticais – aproveitando um muro para cultivar plantas – e pinturas murais nas fachadas dos imóveis.

Leia Também

Hortelões urbanos

Eles esperam que as ideias sejam copiadas por outras quadras paulistanas. “Quanto mais informação sobre como melhorar um quarteirão, mais pessoas poderão se inspirar e espalhar as ideias. E quem sabe outros quarteirões resolvem adotar as mesmas atitudes”, diz o texto do projeto. “Esse é o nosso sonho. Pensando bem, uma cidade é uma grande sequência de quarteirões.”

FOTO: SERGIO CASTRO/ ESTADÃO

Publicado originalmente na edição impressa do Estadão, coluna ‘Paulistices’, dia 6 de junho de 2014

Tem Twitter? Siga o blog

Tudo o que sabemos sobre:

Meio AmbienteSão PauloUrbanismo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.