PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

A polêmica das novas luminárias do Viaduto do Chá

Substituição ocorreu no ano passado e desagradou especialistas tanto dos aspectos históricos quanto das questões técnicas

Por Edison Veiga
Atualização:

 Foto: Tiago Queiroz/ Estadão

_____________________

Paulistices no Facebook: curta!

E também no Twitter: siga!

PUBLICIDADE

_____________________

Nas ruas do centro, não são só para iluminar que servem os postes. Muitos deles - 1.524, para ser preciso - são resquícios da São Paulo da primeira metade do século 20. O Departamento de Iluminação Pública (Ilume) os chama de "unidades ornamentais". A substituição dos globos de 45 deles, no Viaduto do Chá, em agosto do ano passado, entretanto, passou a incomodar aqueles que lutam pela preservação histórica.

"Os novos são transparentes, menores, mais baixos e com outro desenho", resume o arquiteto e urbanista Ayrton Camargo e Silva, colaborador da Associação Preserva São Paulo e professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. "Ao contrário do globo original, neste o coroamento não é piramidal, mas achatadinho", completa ele. "Se a ideia era modernizar, trocar o vapor metálico pelo LED, por que não manter o desenho original? Isto é um desprezo com a paisagem e com a memória de São Paulo."

Questionado pela reportagem, o Ilume confirmou que a troca ocorreu por causa da instalação das lâmpadas de LED. Na primeira nota enviada pela Assessoria de Imprensa, o órgão relatou que "a substituição foi necessária porque os antigos globos eram leitosos, o que impediria a luminosidade proporcionada pelas lâmpadas". Ainda ressaltou que "foram mantidas todas as características dos globos antigos" não concordando, portanto, com "divergência do conjunto histórico".

DPH concordou com mudança

Quando o Estado insistiu que os formatos antigo e novo eram diferentes entre si, o Ilume enviou nova resposta. Desta vez, admitindo que os novos globos são "ligeiramente menores que os anteriores". O órgão frisou, entretanto, que tudo foi feito em "concordância com o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH)". A Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelo DPH, confirma. "Apesar de não haver uma resolução específica sobre tombamento dos postes denominados São Paulo Antiga, a Ilume sempre consulta o DPH", informou a secretaria, em nota. "Há consenso entre os órgãos que os postes fazem parte do centro da cidade."

Histórico. "Essa discussão é muito importante porque a área central de São Paulo foi tratada de maneira especial com relação ao restante da cidade desde os anos 1920, quando a Light (The São Paulo Tramway, Light and Power Company Ltda) era a concessionária responsável pelo serviço", pontua Silva. "Toda a área central teve a fiação enterrada e, em comum acordo com a Prefeitura, a empresa definiu o padrão da luminária, com as colunas ornamentais." O arquiteto calcula que, no total, tenham sido cerca de 2 mil os postes do tipo instalados - muitos acabaram removidos por conta de obras em vias públicas e instalações de estações de Metrô.

Publicidade

Silva recorda que esta não é a primeira descaracterização das luminárias. "Nos anos 1990, começaram a substituir os de vidro por plástico. Pelo menos, naquela ocasião, respeitaram o desenho. O argumento, à época, era que o vidro não suportava a trepidação do viário, por conta dos veículos do centro, essas coisas. Enfim, sempre vão achar uma desculpa técnica para justificar a opção adotada", lamenta. "Falta competência para olhar para aquilo como um símbolo da paisagem, um marco de quase 100 anos." Ele conta que em 2013 enviou uma carta para o Ilume - e jamais obteve resposta.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Especialista analisou qualidade das luminárias - e reprovou

A reportagem pediu para que o arquiteto Rafael Leão, presidente da Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação (Asbai), analisasse, in loco, as novas luminárias do Viaduto do Chá. Ele é mestre no assunto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo com a dissertação Plano diretor de iluminação urbana do centro histórico de São Paulo: uma nova ambiência e atmosfera para os calçadões. "Foi substituído o globo leitoso pelo prismático, ou seja, translúcido", esclarece Leão. "Trata-se de um modelo mais recente, moderno. Só que o conjunto óptico que eles instalaram é ruim: causa ofuscamento, ruído na visão. Ou seja: caminhar no Viaduto do Chá hoje é menos confortável do que anteriormente."

O especialista ressalta que há ainda outro problema: a sensação de insegurança. "Não adianta aumentar só na ponta do lápis a quantidade de luz e a eficiência se você compromete todo o resultado com um conjunto mal resolvido. É preciso uma emissão mais controlada de luz", explica. "Da maneira como está, há um brilho muito grande no campo visual dos pedestres. É como um carro dando luz alta no sentido contrário - não se enxerga o entorno, porque as pupilas se contraem. Assim, quem anda por ali à noite tem maior dificuldade para reconhecer os rostos das pessoas."

Quanto à explicação oficial para a substituição dos globos em decorrência da tecnologia LED, Leão diz que essa necessidade só existiu porque a Prefeitura optou pela solução mais fácil. "Eles provavelmente não pediram uma customização", afirma. "Devem ter escolhido uma luminária parecida, algo que já exista no mercado."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.