PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Paulistices, cultura geral e outras curiosidades

A passarela do samba

Por Edison Veiga
Atualização:

"Era na Avenida São João e no Vale do Anhangabaú que aconteciam os desfiles das escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade de São Paulo. Eles eram patrocinados, dependendo das condições econômicas do momento, por jornais, emissoras de rádio e TV, clubes de lojistas de bairros e outras entidades. No entanto, a partir de 1968, eles passaram a contar com a promoção da Secretaria de Turismo e Fomento da Prefeitura de São Paulo.

PUBLICIDADE

Esse incentivo dos poderes públicos permitiu que as escolas de samba crescessem a cada ano. Assim, em 1977, os desfiles passaram a ser realizados na Avenida Tiradentes com a coordenação da Paulistur - Empresa Paulista de Turismo. (...)

Em 1990, durante a administração da prefeitura Luiza Erundina, os sambistas conseguiram a oficialização dos desfiles e dos eventos carnavalescos, graças à promulgação da Lei nº 10.831.

Nessa época estava sendo planejada a construção do Polo de Arte e Cultura da Cidade de São Paulo, ou a "Passarela do Samba". Tratava-se de um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, concebido para abrigar com maior comodidade e infraestrutura os desfiles carnavalescos da cidade. (...)

No dia 1º de fevereiro de 1991, a prefeitura Luiza Erundina inaugurou o sambódromo. Existia apenas a pista, mas os sambistas, envaidecidos por ganharem o seu sonhado espaço, desfilaram por ela pela primeira vez."

Publicidade

Excerto do livro Samba em Evolução na Cidade de São Paulo, de Maria Apparecida Urbano (Plêiade, 2005)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.