PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Política paulistana

PT vence disputa com comunistas e ganha Secretaria do Verde

Por Diego Zanchetta
Atualização:

COM FABIO LEITE

PUBLICIDADE

A corrente Novo Rumo do PT conseguiu emplacar o novo secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente e venceu a disputa com o PCdoB, que defendia a nomeação do deputado estadual Alcides Amazonas (PCdoB). A nomeação do arquiteto Wanderley Meira do Nascimento, que já trabalhou na gestão da prefeita Luiza Erundina (1989-1992) e em outras prefeituras petistas, saiu hoje no Diário Oficial da Cidade.

Nascimento teve o nome apresentado ao prefeito Fernando Haddad (PT) pelo presidente da Câmara Municipal, José Américo (PT). Outros petistas também tiveram seus nomes indicados ao cargo, como a ex-secretária da Saúde da gestão Marta Suplicy (PT), Cida Perez, e o vereador Reis (PT), ambos da corrente Novo Rumo.

A opção de Haddad foi de alguém com perfil mais técnico e menos político para uma pasta responsável por liberar a maior parte dos médios e grandes empreendimentos da cidade. José Américo (PT), da Novo Rumo, negociou a nomeação - a corrente perdeu dois secretários na gestão (Donato, da pasta de Governo, e João Antonio, que deixou a Relações Governamentais para assumir como conselheiro do Tribunal de Contas do Município)

O ex-tucano Ricardo Teixeira (PV) deixa a pasta do Verde e assume a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, onde já foi secretário-adjunto durante a gestão Gilberto Kassab (PSD), conforme antecipou o blog Política Paulistana. Agora seu adjunto será o petista Miguel Reis, indicado pelo vereador Paulo Fiorilo (PT), da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB).

Publicidade

O PCdoB segue apenas com as secretarias Especial da Copa do Mundo e de Igualdade Racial. O partido apresentou ao prefeito o nome do deputado estadual Alcides Amazonas na disputa com os petistas pela pasta do Verde e do Meio Ambiente. Mas Haddad queria alguém com maior conhecimento na área - Nascimento já foi secretário do Verde em Angra dos Reis e em São José dos Campos, o que pesou a favor do petista.

Líder de governo na Câmara, o vereador Arselino Tatto (PT) defendeu as indicações do prefeito. "São duas pessoas extremamente capacitadas para os cargos que vão ocupar", defendeu o vereador. Outros petistas, porém, que defendiam a indicação do vereador Reis (PT) para o Verde ou Coordenação das Subprefeituras ficaram insatisfeitos.

 

Haddad, em seu gabinete: opção por secretários de perfil mais técnico e menos político 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.