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Política paulistana

Para construir corredores, Haddad vai alargar 39 avenidas e 27 ruas

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Por Diego Zanchetta
Atualização:

COM BRUNO RIBEIRO E CAIO DO VALLE

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O prefeito Fernando Haddad (PT) enviou à Câmara Municipal projeto de lei que prevê alargamentos ou prolongamentos em 39 avenidas e 27 ruas de São Paulo. As vias serão adaptadas para receber 150 quilômetros de corredores de ônibus previstos para serem construídos até 2016 - obras de alargamento serão realizadas, por exemplo, em algumas das avenidas mais movimentadas da cidade, como na 23 de Maio e na Bandeirantes, na zona sul, e na Celso Garcia e na Marechal Tito, na zona leste.

Na maior parte dessas avenidas também haverá desapropriações de centenas de comércios e residências, como ao longo da Avenida Belmira Marin e da Estrada do M'Boi Mirim, no extremo sul, onde existe resistência de associações de bairros contra as mudanças. No texto do projeto que chegou aos vereadores, porém, não é feita a estimativa do número de desapropriações.

Na proposta o prefeito também reserva terrenos para a construção de oito terminais de ônibus, o que também vai gerar desapropriações. "A proposta objetiva o alargamento de diversas vias da cidade, de modo a adequá-las aos padrões exigidos para os corredores exclusivos de transporte coletivo, bem como as demais compatibilizações viárias necessárias à organização e articulação do sistema, a exemplo da construção de novos terminais", justificou Haddad no projeto de lei.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, tem afirmado que a Prefeitura espera obter recursos para a construção dos corredores repassando para a iniciativa privada parte dos terrenos que serão desapropriados para a construção dos corredores. Tatto chegou a dizer que as desapropriações incluiriam quadras inteiras, mas que nem todo esses espaço seria usado efetivamente para abrigar os novos equipamentos públicos.

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Os espaços excedentes, segundo o secretário, é que seriam repassados à iniciativa privada. Incorporadoras usariam esses terrenos para a construção de prédios residenciais e comerciais. Assim, além de obter uma fonte extra de recursos, a Prefeitura atuaria para adensar as áreas ao redor dos novos corredores, reorganizando a ocupação urbana da cidade. As diretrizes que permitem o adensamento dessas áreas já estão no novo Plano Diretor da cidade, cujo texto substitutivo deve ser apresentado na quarta-feira pelo relator do projeto, vereador Nabil Bonduki (PT).

AS AVENIDAS E RUAS QUE SERÃO ALARGADAS

Avenidas

Radial Leste Rangel Pestana Celso Garcia Governador Carvalho Pinto (Tiquatira) São Miguel Marechal Tito Estrada do Guavirituba Agamenon Pereira da Silva Belmira Marin Guarapiranga Estrada do M'Boi Mirim Estrada da Riviera Carlos Caldeira Filho Estrada de Itapecerica Estrada da Baronesa Estrada da Cachoeirinha Nossa Senhora do Sabará Cristalino Rolim de Freitas Moreira Guimarães Washington Luiz Interlagos Senador Teotônio Villela João Batista Conti Dom João Néri Lageado Velho Estrada do Iguatemi Marcio Beck Machado Gaivotas Canal do Cocaia Lourenço Cabreira Mathias Beck Gregório Bezerra Antonio Carlos Benjamim dos Santos Paulo Guilguer Reimberg Dos Bandeirantes Presidente Tancredo Neves Alvarenga José Pinheiro Borges Miguel Inácio Curi

Ruas

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Avenida 23 de Maio, que será alargada para receber corredor de ônibus: obras devem ser concluídas até 2016. FOTO: J.F. Diório Foto: Estadão
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