Foto do(a) blog

Na página de blogs do Estadão você pode escolher pelo assunto ou blog que mais gosta e conferir conteúdos com profundidade e credibilidade. Clique e acesse os conteúdos exclusivos do jornal mais tradicional do Brasil!

Alckmin e Haddad querem liminar para MPL divulgar trajeto de protestos

Decisão da Justiça daria embasamento para ações de repressão da Polícia Militar

PUBLICIDADE

Por Bruno Ribeiro
Atualização:

(Atualizado às 18h27)

Em conversa telefônica ocorrida na manhã desta quarta-feira, dia 13, o prefeito Fernando Haddad (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiram trabalhar para que o Ministério Público Estadual (MPE) faça a intermediação entre o Movimento Passe Livre (MPL) e a Polícia Militar para evitar confrontos como os ocorrido na terça. Na Prefeitura, há expectativa de que o MPE peça à Justiça uma liminar obrigando o MPL a informar o trajeto de futuras manifestações. A assessoria de imprensa do MPE aguarda um posicionamento da Procuradoria-Geral de Justiça para dar informações sobre o assunto. A ordem judicial serviria para justificar ações da Polícia Militar para impedir a realização de atos sem aviso prévio do trajeto. No entendimento da Prefeitura, a definição prévia poderia fazer com que os PMs acompanhassem os protestos a uma distância maior, evitando ataques violentos como os ocorridos na terça na Avenida Paulista. O prefeito Haddad, entretanto, quer que o MPE se posicione sobre qual tipo de interpretação da lei está correto: se o do MPL, que acha que deve informar por onde fará seus atos apenas após decidir o trajeto, em assembleia, no momento da manifestação, ou se o da Secretaria de Estado a Segurança Pública, na figura do secretário Alexandre de Moraes, que vem declarando que as manifestações devem ser informadas com tempo hábil para que as autoridades possam reorganizar o trânsito. [caption id="attachment_474" align="alignnone" width="550"]

 

Foto: AFP/PHOTO NELSON ALMEIDA[/caption] Com o aviso, agentes públicos poderiam preparar as vias que vão receber protestos, com mudança de rotas de ônibus e coleta antecipada de lixo, por exemplo, segundo argumento das autoridades. Alckmin teria pedido apoio do secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, nas tratativas com o MPE. Moraes é promotor de Justiça. Haddad também destacou um promotor de carreira para o tema, o controlador-geral do Município Roberto Porto. O MPL convocou duas manifestações para ocorrerem simultaneamente nesta quinta-feira, 14. Os atos têm concentrações definidas na Praça Ramos de Azevedo, no centro, e no Largo da Batata, na zona oeste.  

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.