Foto do(a) blog

Histórias de São Paulo

Lixo urbano atormenta índios na divisa de Roraima com Venezuela

PUBLICIDADE

Por Pablo Pereira
Atualização:

O que fazer com o lixo urbano é uma questão preocupante para as populações das grandes cidades. Ninguém sabe direito o que fazer com tanta sujeira, como evitar os famigerados lixões, como dar fim nos incômodos criados pelo acúmulo do descarte de uma forma eficiente e barata. E o debate sobre o problema não ocorre mais só nas grandes cidades. O lixão chegou até pequenas comunidades e atinge até uma área indígena da mais extrema fronteira do norte brasileiro, Pacaraima, na divisa do Brasil com a Venezuela.

PUBLICIDADE

Tratando do assunto, o procurador de Justiça de Roraima Edson Damas da Silveira decidiu fazer um documentário.O vídeo "...e para os índios, o lixo!", dirigido por Damas da Silveira e Serguei Franco de Camargo, mostra em 20 minutos a dificuldade do poder público em lidar com os restos urbanos da pequena cidade de Pacaraima, a 220 quilômetros de Boa Vista, capital de Roraima.

O vídeo conta que na vila Ouro Preto, na Terra Indígena São Marcos, indígenas são vítimas de um lixão que lhes atormenta a vida sem que o poder público alcance uma solução. Esse documentário revela que nem com o amparo oficial do Ministério Público, que procura uma saída para o problema, as pessoas daquela vila conseguem se livrar do tal lixão.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.