PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Histórias de São Paulo

Governantes e governados

Por Pablo Pereira
Atualização:

Os colegas jornalistas Bruno Ribeiro e Diego Zanchetta informam que a Prefeitura de São Paulo desistiu de impor novas faixas exclusivas para motos na cidade. E pode até acabar também com as duas que já foram riscadas no chão da Sumaré e na Vergueiro. É que os da Prefeitura chegaram à conclusão de que não só as faixas não reduziram os acidentes com motos no trânsito como aumentaram o número de vítimas.

PUBLICIDADE

Ao ler a reportagem lembrei de uma passagem do velho e bom livro Um certo capitão Rodrigo, de Erico Verissimo, editado em 1973. Dizia lá o grande escritor, usando seu fascinante Pedro Terra, que fumando no escuro, pensava: " (...) governo era uma palavra que significava algo de temível e ao mesmo tempo de odioso. (...) Era o governo que fazia as leis - leis que sempre vinham em prejuízo do trabalhador, do agricultor, do pequeno proprietário."

Parece que muito longe da pequena Santa Fé da Província de São Pedro - e tanto tempo depois - as autoridades continuam se esforçando para oferecer ao contribuinte a oportunidade de alimentar o asco e o desprezo.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.