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A Hidra de Nova York

Pablo Pereira

29 de agosto de 2012 | 13h52

A faina jornalística não é mais a mesma. Quem assistiu ontem, 29 de agosto, o que fez à noite o influente jornal norte-americano The New York Times na cobertura da convenção do Partido Republicano, em Tampa, na Flórida, pode notar que a coisa muda rapidamente. O grande Times se tocou do novo mundo que emergiu do avanço na tecnologia da informação nos últimos dois ou três anos e partiu para uma ofensiva para entregar seu conteúdo de excelência também na rede de smartphones, tablets, celulares com web e laptops.

É uma rede portátil que grassa pelo mundo permitindo a mistura de textos, áudios e imagens na exploração de uma nova realidade dos hábitos de consumo de informação. As pessoas já não checam mais as novidades uma vez por dia; vão várias vezes às casas produtoras e editoras de notícias. E gente jovem, que nunca abriu um jornal na vida, se informa pelas novas plataformas.

O Times claramente persegue a ideia de se transformar no tronco principal da Hidra tecnológica que já está presente em nosso cotidiano – e cada vez mais de olho nos nossos bolsos. Até pouco tempo a TV era o bicho papão dos eventos ao vivo, deixando aos jornais em papel os complementos. Mas isso não é mais assim.

Um dos papas do jornalismo mundial, o Times colocou uma turma de profissionais para cobrir  o evento da campanha dos EUA, ao vivo, direto da agradável Tampa, na Flórida, como se fosse  uma das poderosas redes de TV americanas. Show de bola!

Mais uma vez, o Times faz um trabalho arrebatador, como, aliás, tem feito ao desenvolver times que criam novas maneiras de apresentação de conteúdos jornalísticos, os infográficos. Com a competência que tem demonstrado ao liderar os avanços nessa nova maneira de apresentar notícias, o Times dá o tom no jornalismo. Ontem, colocou vídeo ao vivo no alto de sua homepage, uma prática que ainda é tabu para muita gente.

 

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