Portas abertas no Mosteiro
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Portas abertas no Mosteiro

Pablo Pereira

25 Janeiro 2010 | 15h33

As portas do Mosteiro de São Bento, fundado em 1598, foram abertas nesta segunda-feira, 25, pela manhã para a visitação da exposição dos artistas Carlos Eduardo Uchôa, José Spaniol e Marco Giannotti. Por volta de 10h, no portão de acesso à Faculdade São Bento, próxima do Viaduto Santa Efigênia, a fila tinha cerca de 200 pessoas. Entravam somente pequenos grupos. A demora criou uma fila de mais de uma hora do lado de fora. Dentro, as pessoas se aglomeraram pelos corredores desde o térreo até o segundo andar, onde fica a capela que teve parte do seu interior restaurada.

Fila na frente do Mosteiro de São Bento, Centro de SP

Fila na frente do Mosteiro de São Bento, Centro de SP

Várias salas do térreo, os parlatórios, e do primeiro andar foram preparadas para as telas e esculturas dos três artistas. Há belos painéis em ambientes com boa iluminação natural. A exposição de artes é um bom programa.

Mas a abertura de dependências até hoje fechadas ao público externo também proporciona um bom passeio. Uma das salas mais procuradas é aquela na qual o Papa Bento despachou durante visita a São Paulo. Lá está a cadeira na qual o líder máximo da Igreja sentou-se e outros móveis usados na recepção de autoridades. É a única sala na qual é proibido fotografar.

O acesso à clausura, logo no térreo, permanece vedado. Mas dos corredores do primeiro andar é possível ter-se uma visão parcial da área restrita dos religiosos. E dos corredores mais ao fundo, já no colégio, pode-se ver também o jardim.

 Não é um programa muito fácil para pessoas idosas porque o acesso aos dois andares superiores é feito pelas escadarias. Mas antes do meio-dia desta segunda-feira havia muitos visitantes da terceira idade na expectativa do que veriam nos andares de cima do Mosteiro (veja localização). Além das obras, a recompensa, certamente, os aguardava na capela restaurada, com seus belos vitrais, um altar diferente e o belo e intrigante teto do salão.

Capela do Colégio do Mosteiro de São Bento

Capela do Colégio do Mosteiro de São Bento

Vitrais da Capela do Colégio, painéis em alto e baixo relevos

Vitrais da Capela do Colégio, painéis em alto e baixo relevos