PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Histórias de São Paulo

Janeiro diferente

Por Pablo Pereira
Atualização:

A cidade de São Paulo faz aniversário, 456 anos, em um janeiro chuvoso e, por isso, bastante revelador dos enormes desafios existentes para a construção do conforto dos quase 11 milhões de habitantes. Outros janeiros comemorativos se foram e neles os assuntos mais dramáticos eram os pedágios lotados, seus preços, engarrafamentos e os números de acidentes nas estradas. Hoje, não. A agenda trata das águas e de seus estragos por aqui mesmo.

 

PUBLICIDADE

Quem gosta da cidade e nela encontra muitos encantos, lamenta. Certamente são reflexos de um passado pujante, que ajudou em muito a formar a aura de cidade dos sonhos de milhões. Olhando-se a evolução da população, pode-se ver a linha do gráfico ameaçando pular fora do quadro numa explosão impressionante.

 Nos anos 1860, 30 mil pessoas viviam em SP. Com o fim da escravidão e a chegada dos imigrantes, foi a 130 mil (no começo da República). A cidade demorou 350 anos para chegar aos 240 mil habitantes (em 1900). E, em um século, saltou para os quase 11 milhões atuais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.