Foto do(a) blog

Os problemas dos bairros de São Paulo em discussão

Centro de assistência social gera problemas e queixas no Belenzinho

PUBLICIDADE

Por Marcel Naves
Atualização:

Moradores de rua interditam a calçada  no bairro do  Belenzinho, em frente ao POP Mooca. Foto: Estadão

Na rua Cajuru, no bairro do Belenzinho, na zona leste, uma iniciativa que deveria representar uma importante ajuda em uma grave questão social virou um problema. No local a existência do POP Mooca, centro especializado de assistência social para a população de rua, tem motivado diversas reclamações. As calçadas estão tomadas por barracas e o lixo (restos de comida, garrafas e até madeira utilizada em fogueiras), está por toda a parte.

PUBLICIDADE

O consumo bem como a venda de drogas acontece a qualquer hora do dia ou da noite. O registro de brigas em virtude do excesso no consumo de bebidas alcoólicas é constante. A abordagem dos moradores de rua a quem passa pelo local ou frequenta os bares e restaurantes também tem provocado enorme desconforto.

A moradora Gislaine Zorzin Gerin reside há cerca de 5 anos no Belenzinho e afirma que a situação ficou insuportável de um ano pra cá. Segundo ela, transitar pelas calçadas fica praticamente impossível. "A gente quase não consegue andar de tanta barraca montada que existe e de tanto lixo. E também a gente fica com muito medo, pois geralmente eles estão drogados", diz.

Um comerciante que não quis se identificar por temer represálias diz que a falta de segurança é critica. Para ele, o problema está nos criminosos que frequentam a rua e acabam se misturando aos desabrigados. "A todo momento temos o registro de assaltos  e muitas brigas. Ontem, o regate veio buscar um rapaz que foi esfaqueado por causa de drogas", diz.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo ressaltou que o POP Mooca atende a população em situação de rua oferecendo alimentação e apoio assistencial. A administração afirma que a limpeza é feita regularmente e que possíveis irregularidades serão corrigidas oportunamente.

Publicidade

A Polícia Militar não se manifestou a respeito das denúncias sobre roubos e consumo de drogas.

Confira abaixo a íntegra da nota encaminhada pela PMSP:

"Assistência Social

 A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informa que o centro POP da Mooca funciona desde novembro de 2015. Esses espaços ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva. Alimentação e atendimento socioassistencial são alguns dos atendimentos oferecidos. Cabe ressaltar, no entanto, que todos os serviços ofertados pela SMADS são de aceitação facultativa.

Decreto 57.069

Publicidade

De acordo com o Decreto Municipal 57.069, os agentes ambientais não estão autorizados a remover instrumentos de trabalho, como carroças, material de reciclagem, ferramentas e demais materiais. Já os moradores possuem a garantia de manter itens portáteis de sobrevivência, inclusive papelões, colchões, colchonetes, cobertores, mantas, travesseiros, lençóis e até barracas desmontáveis.

Zeladoria

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) informa que a varrição no local é feita diariamente pela manhã. A empresa responsável pela instalação e manutenção de papeleiras fará um levantamento das necessidades de reposição, caso tenha ocorrido vandalismo no local".

Ouça aqui a reportagem:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.