Marcel Naves
21 de julho de 2016 | 17h59
As irregularidades da rua dr. Astolfo de Araújo, na Vila Mariana, não são tão diferentes das demais vias existentes na cidade de São Paulo. A pequena travessa possui pontos de descarte de entulho, carcaças de carros, buracos e as calçadas estão quase que inacessíveis. Uma situação preocupante, ainda mais se for levado em conta que os problemas ocorrem a poucos metros do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, um dos mais importantes do país.
O quadro piora ainda mais quando chove e a região passa a sofrer com constantes alagamentos. A moradora Ismênia Andrade Torrez afirma que grande parte do problema se deve ao entupimento dos bueiros pelo lixo descartado irregularmente. “A água vem toda da parte de cima da rua e fica acumulada exatamente aqui, como não tem escoamento pois as bocas de lobo estão entupidas, toda vez que chove inunda”, afirma.
A falta de fiscalização também colabora com o comércio irregular. Na esquina das ruas Dr. Astolfo de Araújo com a Pelotas, um lava rápido clandestino foi instalado. No passeio, uma cobertura foi montada juntamente com uma pequena estrutura que possibilita o abastecimento de água vinda de duas caixas de água. Os carros são lavados em plena rua.
Ligia Helena Luz reside nas imediações há pelo menos 60 anos. Para ela, a sensação de abandono nunca foi tão intensa. Ela afirma que o local sempre apresentou problemas, mas nunca com tanta gravidade . “Sempre tivemos problemas com o lixo, mas hoje temos muitos buracos e estas carcaças de carros não condizem com a Vila Mariana, onde pagamos um imposto tão caro”, relata.
A prefeitura informou, por meio de um comunicado, que até a próxima segunda-feira fará uma vistoria no local. Uma vez constatada as irregularidades, as devidas providências serão tomadas.
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela prefeitura:
“Em atenção à solicitação na Rua Astolfo de Araujo, a Subprefeitura Vila Mariana informa que serão realizadas vistorias até a próxima segunda-feira (25). Acúmulo indevido de lixo, buracos, carcaças de carros abandonados e o suposto lava rápido clandestino serão averiguados pela subprefeitura, que, se constatadas as irregularidades, tomará as providências cabíveis para cada caso”.
Ouça aqui a reportagem
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.