Foto do(a) blog

Os problemas dos bairros de São Paulo em discussão

Cerqueira César está ficando sem árvores

PUBLICIDADE

Por Marcel Naves
Atualização:

 

Sem espaço árvores arrebentam cercados feitos e maneira errada Foto: Estadão

As alamedas e ruas arborizadas do bairro de Cerqueira Cesár, na zona sul de São Paulo já não são mais tão elegantes quanto antes. Onde haviam árvores centenárias hoje é comum se encontrar pequenas espécies, alguns galhos secos ou apenas tocos. A causa desta mudança drástica na paisagem desta região nobre da cidade se deve principalmente a falta de uma política ambiental que de fato possa alterar tal .

PUBLICIDADE

Os moradores, por exemplo reclaman que as podas são feitas sem qualquer critério. O mesmo aconteceria quando existe a necessidade de remoção. As queixas dão conta também de que o corte é feito sem qualquer comunicado prévio. Para a professora Heliana Angotti, infelizmente falta uma política ambiental mais apropriada. "Este é o problema que a gente vê, calçadas inadequadas, canteiros inadequados e uma total falta de manejo e conservação que são tão fundamentais. Temos de conservar e plantar o que esta faltando". Disse.

Em uma rápida circulada pela região notamos a ausência total de árvores onde outras já deveriam ter sido replantadas. Uma situação comum de ser percebida sobretudo em frente a estabelecimentos comerciais. Não raras ás vezes encontramos também nas calçadas, a área destinada ao plantio de árvores com um tamanho extremamente restrito, fazendo com que a base da planta cabe por ser cimentada.

 

Árvores cortadas não são repostas. Foto: Estadão

Para Jose Salgueiro estes são fatores mais que suficientes para justificar as constantes quedas registradas na região, sobretudo em dias de chuva." Você tem que manter o equilíbrio das árvores, se você tem uma poda mal feita é pior do que arrancar as mesmas e isto não pode ser feito. Você tem é que cuidar ". Afirma o engenheiro que há 13 anos reside no bairro.

 

Não existe uma manutenção das mudas Foto: Estadão

Em geral os moradores precisam abrir um processo na prefeitura para que uma árvore não seja derrubada sem à apresentação dos respectivos laudos . A situação e a ausência de uma resposta satisfatória por parte do órgãos competentes fez com que uma organização não governamental fosse criada. A "Associação SOS mais bairros verdes", tem por objetivo a elaboração de campanhas de conscientização, e o acompanhamento dos serviços realizados na região. Procurada a prefeitura não se manifestou a respeito até o fechamento desta reportagem.

Publicidade

Ouça o aúdio aqui

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.