Foto do(a) blog

Os problemas dos bairros de São Paulo em discussão

O abandono da zona cerealista

PUBLICIDADE

Por Marcel Naves
Atualização:

Pilha de lixo existente na esquina da Rua da Alfândega com Fernandes Silva , na região cerealista. Foto: Estadão

Os preços em conta e a grande variedade de produtos continuam sendo os principais atrativos da zona cerealista. No entanto, o estado de degradação em que se encontra este, que éconsiderado um dos mais importantes centros comerciais de especiarias do país, tem feito muita gente abrir mão de tais benefícios .

PUBLICIDADE

O trânsito caótico, o entulho, a sujeira das ruas e à atuação intensa de flanelinhas estão entre as principais justificativas para tal situação. Para a auxiliar administrativa Mariane Freitas, as oportunidades são incomparáveis, todavia o ambiente deixa muito a desejar. "Está tudo muito sujo, muito feio, e tem flanelinha pra todo lado", afirma.

O descontentamento não fica restrito somenteaos consumidores. Os lojistas também se queixam da falta de varrição, e dos constantes alagamentos. "Toda vez que chove os bueiros entopem e as ruas ficam alagadas. A gente tem de ficar atento para que os ratos não entrem nas lojas", afirma Roberto Romão, que é proprietário de um centro atacadista.

As vagas existentes na Rua Santa Rosa são reservadas por flanelinhas. Foto: Estadão

À atuação de flanelinhas na região é outro fator preocupante, poisocorre livremente, tanto que até as vagas existentes nas ruas costumam ser reservadas por eles. Os estacionamentos por sua vez são caros, alguns chegam a cobrar até 15 reais por hora. O trânsito é caótico, sendo comum que caminhões com mercadorias parem no meio da rua para descarregar.

Em nota, a prefeitura informou que realiza os serviços de limpeza e conservação periodicamente. O órgão também garantiu que a CET irá intensificar as fiscalizações na área. A Secretaria de Segurança de São Paulo ressaltou que a PM atua de maneira ostensiva na área. De acordo com a SSP, de janeiro a outubro deste ano foram presas 547 pessoas.O informativo ainda orienta o motorista que se sentircoagido por flanelinhas, que procure imediatamente um policial.

Publicidade

Confira abaixo a íntegra dos comunicados emitidos:

PMSP

 "A Subprefeitura Sé informa que os serviços de limpeza de bueiros na região do entorno do Mercado Municipal são executados a cada 15 dias. Diariamente são realizadas ações de varrição, limpeza e manutenção no local. Além disso, equipamentos como caminhões, varredeiras, mini-escavadeiras, carros pipas e cerca de 25m³ de água de reuso são utilizados na operação. As equipes também se dividem em três turnos para realizar nove varrições e duas lavagens por dia no local. Nesse trabalho são recolhidas aproximadamente 28 toneladas de resíduos diariamente.

A CET vai intensificar a fiscalização com agentes de trânsito na região para coibir estacionamento irregular de veículos e qualquer outro tipo de infração que prejudique a fluidez do viário e a segurança dos cidadãos".

SSP

Publicidade

"A Polícia Militar informa que a 3ª Companhia do 13º Batalhão realiza o policiamento ostensivo e preventivo na Zona Cerealista, o que resultou na prisão e apreensão de 547 pessoas, na recuperação de 87 veículos e na apreensão de 27 armas de fogo, de janeiro a outubro deste ano. A PM orienta que o motorista que se sentir coagido por flanelinhas deve solicitar auxílio de um policial. Por essa razão, é importante acionar a corporação por meio do telefone 190 ou dos policiais que fazem ronda nos arredores. O STF, ao julgar o Habeas Corpus 115.046-MG, entendeu que a conduta do flanelinha, quando não há coação e, consequentemente, crime de extorsão ou constrangimento ilegal, não pode ser tipificada como contravenção do artigo 47, da Lei de Contravenção Penal".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.