Vila Prudente: antigas fábricas dão lugar a área em plena expansão

Fundado no século 19, bairro localizado na região leste tem uma população que hoje se aproxima da marca de 100 mil habitantes

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Foi no dia 7 de outubro de 1890 que O Estado de S. Paulo anunciou o nascimento: "Nesta capital foi constituída uma empresa que adquiriu terras entre São Caetano e Mooca, com o fim de estabelecer uma vila que terá o nome encima citado nesta notícia (Vila Prudente), em homenagem ao governador do Estado, dr. Prudente de Moraes". Surgia, assim, o bairro localizado na região leste de São Paulo com uma população que hoje se aproxima da marca de 100 mil habitantes.

 

Fundada no fim do século 19, quando a cidade colhia os frutos do auge do desenvolvimento da lavoura cafeeira e da instalação das estradas de ferro, a Vila Prudente foi criada a partir de um loteamento feito pelos irmãos italianos Bernardino, Panfílio e Emídio, da família Falchi, em parceria com o investidor Serafim Corso. A escolha do nome foi uma homenagem ao presidente da República Prudente de Morais. A primeira providência dos irmãos Falchi ao chegarem ao bairro foi instalar uma fábrica de chocolates e outra de cerâmica para produzir tijolos e telhas. Era uma aposta arriscada para aquelas terras que até então serviam para pasto e pequenas plantações. Mas o investimento logo deu frutos. Com a inauguração das fábricas, a Vila Prudente cresceu rapidamente, proporcionando emprego a imigrantes italianos, espanhóis, portugueses e lituanos. Depois, a indústria foi transferida para o Bom Retiro e o prédio foi ocupado pela Fábrica de Chapéus Ítalo-Brasileira. 

Nascida como região industrial, Vila Prudente se aproxima hoje dos 100 mil habitantes Foto: Acervo Estadão

Em 1912, o bonde chegou ao bairro e só foi desativado em 1961. Também chegaria ali o engenheiro Luís Inácio de Anhaia Mello, fundador da Companhia Cerâmica, que ampliaria a oferta de empregos na região. A fábrica foi responsável pela criação da primeira agremiação desportiva do bairro, a União de Vila Prudente FC, dedicada principalmente formação de clubes de futebol amador, como a Associação Atlética União de Vila Prudente e a Flor da Vila FC.  Em 1923, a Vila Prudente conquistou a autonomia, deixando de pertencer ao Ipiranga. O desenvolvimento da região se concentrou principalmente entre os anos 30 e 50. No fim da década de 40, a abertura da Avenida Paes de Barros reduziu a distância entre o bairro e o centro da cidade, que passou a ser de pouco mais de 5 quilômetros. Essa mudança trouxe também problemas característicos das metrópoles, como a formação da Favela de Vila Prudente, por migrantes e trabalhadores da construção civil.  A chegada do metrô e do Monotrilho Leste foi fundamental para o desenvolvimento da região, gerando novos empreendimentos e discussões sobre o que fazer com os grandes vazios deixados pela saída de fábricas, a exemplo do que aconteceu com a Fábrica Ford, hoje um shopping center.

Criação da Vila Prudente foi notícia nas páginas do Estado Foto: Acervo

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.