Pedro Venceslau/Estadão
Pedro Venceslau/Estadão

"Vamos transformar SP em 'smart city'", diz Doria

Em Seul, prefeito paulistano conhece modelos tecnológicos de pagamento de transporte público e fala em digitalizar burocracia municipal

Pedro Venceslau, O Estado de S.Paulo

13 Abril 2017 | 23h42

SEUL - Após visitar executivos da empresa de tecnologia Samsung, na sede da companhia em Seul, na Coreia do Sul, o prefeito João Doria (PSDB) anunciou que a empresa vai fazer testes em São Paulo. A ideia é utilizar um sistema que viabilize o pagamento de transporte público por meio de telefones celulares.

O modelo, que já vigora na capital sul-coreana, permite que o usuário use o celular para pagar ônibus, metrô, táxi e até transportes via aplicativo - como o Uber. "Eles (a empresa Samsung) vão fazer o teste gratuitamente. É muito mais seguro e rápido usar o celular para vários mecanismos de pagamento", disse Doria. O prefeito, porém, não antecipou quando o teste vai ocorrer. Também não disse quanto custaria a eventual implantação do sistema.

O tucano também prometeu que até 31 de dezembro de 2018 todos os processos burocráticos da Prefeitura serão digitais. E até 2020, ano em que seu mandato chega ao fim, todos os parques e estações de São Paulo vão contar com internet wi-fi gratuita. "Vamos transformar São Paulo em 'smart city'", afirmou.

Mais conteúdo sobre:
SEUL Uber São Paulo João Doria Samsung PSDB

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.