Três propostas tentam criar obrigatoriedade

Hoje tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado três projetos de lei propondo a criação de vagas exclusivas para gestantes em estacionamentos, como ocorreu com os portadores de necessidades especiais e idosos.

, O Estado de S.Paulo

07 Abril 2010 | 00h00

No projeto apresentado pelo deputado federal Valdir Colatto, (PMDB-SC) em 2009, a reserva de vagas serviria para veículos que transportem gestantes ou pessoas acompanhadas de crianças de até 1 ano.

A ideia do parlamentar é destinar vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas. "Algumas categorias de pessoas, como as gestantes e pessoas que carregam crianças de colo, menores de um ano de idade, podem ter a sua mobilidade circunstancialmente reduzida", diz o projeto.

Para o deputado, "é notória a dificuldade de locomoção pela qual passa a gestante, principalmente nos últimos meses de gravidez". Após o nascimento, surgem outras dificuldades ao ir a "clínicas, hospitais e outros lugares de uso público", como a "indispensável bagagem" que a mãe tem de carregar.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.