Três perguntas para...

Celi Piernikarz

O Estado de S.Paulo

04 Julho 2012 | 03h04

1. O que os pais que não vão viajar podem fazer com as crianças nas férias? Vários pais continuam a trabalhar nas férias escolares de julho e por isso ficam com sentimento de culpa. Mas férias para as crianças não significam viajar 30 dias, É um período que deve ser aproveitado para que elas façam coisas que normalmente não estão em sua rotina, como curtir a casa. Dá até para aproveitar e ensiná-la a organizar o próprio quarto.

2. Mas a criança não vai achar isso chato?

Se o pai ou a mãe também colocar a mão na massa, ela pode achar divertido. Mas isso tem de ser feito com prazer também pelos pais. Comprar, por exemplo, caixas organizadoras para colocar os brinquedos. Depois separar as roupas por cores. E tirar a foto do antes e do depois. A criança não sabe como deixar o ambiente mais prático. Mas isso é para ser feito em só uma hora por dia.

3. E o resto do tempo? Ela não pode ficar à toa. Há muitos cursos divertidos nesta época, como o de gastronomia para crianças. Será uma forma de brincar e ao mesmo tempo aprender - quem sabe será até uma introdução a uma profissão futura. Também é uma boa época para as consultas médicas, além de ir ao parque, ao cinema e ao teatro. Ela deve aprender a necessidade de ter uma rotina, uma agenda para o tempo render. É um exercício para que vire um adulto organizado. / VALÉRIA FRANÇA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.