Todos os livros no sistema eletrônico

Todos os 2,5 milhões de livros das bibliotecas municipais de São Paulo estão catalogados eletronicamente. Isso significa que as pessoas podem consultar a localização e a disponibilidade dos títulos pela internet (http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa) e que a Secretaria Municipal de Cultura tem controle sobre quais itens estão disponíveis no acervo.

EDISON VEIGA, O Estado de S.Paulo

26 Dezembro 2011 | 03h03

O trabalho de informatização foi iniciado em 2005, com uma equipe de seis bibliotecários. Uma estimativa daquela época constatou que, naquele ritmo, a catalogação só seria completada em 20 anos. Assim, decidiu-se contratar uma empresa terceirizada, ao custo de R$ 3,1 milhões. Esse reforço possibilitou que o trabalho fosse realizado simultaneamente em até três bibliotecas públicas.

Durante o processo, foram "descobertas" obras cuja existência no acervo público era desconhecida. Caso de uma edição de 1934 do livro O Homem e O Cavalo, de Oswald de Andrade, e também um exemplar de Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, de Jean Baptiste Debret, datado de 1954.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.