Sucesso do ato se deve à causa e à estratégia de ação

Mesmo antes da repressão policial, pesquisas mostravam que a maioria da população de São Paulo apoia os manifestantes. Uma hipótese para isso é a causa escolhida pelo movimento: a redução da tarifa. É uma causa clara, que gera unidade por representar um problema comum a vários paulistanos.

Monika Dowbor*, O Estado de S.Paulo

15 Junho 2013 | 02h01

Isso também explicaria o apoio aos manifestantes mesmo após os atos de vandalismo das noites anteriores. Na ocupação da reitoria da USP, em 2011, a maioria da população foi contra porque era uma causa interna, que não cativou quem não estudava lá.

O sucesso do protesto se deve também à estratégia de ação. Ao confrontar a ordem pública colocando barricadas em chamas nas ruas, espera-se uma reação da polícia. E, quando essa reação é desproporcional, "baderneiros"deixam essa condição e passam a ser vistos pelo prisma da causa: dos que lutam por uma cidade justa.  

 

* É cientista política do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.