PUBLICIDADE

SP faz blitz contra a venda de bebida alcoólica a menores

Fiscalizações serão feitas durante o dia e a noite em áreas próximas de faculdades na capital e no interior paulista

Por CHICO SIQUEIRA
Atualização:

BAURU - A Secretaria da Saúde anunciou nesta quinta-feira, 5, que vai iniciar, a partir desta sexta uma grande fiscalização contra estabelecimentos comerciais, localizados próximos de faculdades e universidades, que vendem bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

PUBLICIDADE

Segundo a secretaria, cerca de 4,5 mil agentes vão fiscalizar esses estabelecimentos para verificar o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas a menores, válida desde 2011. As blitze serão feitas por fiscais à paisana, durante o dia e a noite, na capital paulista e cidades universitárias, como Bauru, São José do Rio Preto, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Santos, Marília, Ribeirão Preto, Botucatu, Presidente Prudentes e outras.

De acordo com a diretora do Centro de Vigilância Estadual, Maria Cristina Megid, a preocupação é com os universitários que ainda não completaram 18 anos e mesmo assim têm acesso facilitado a bebidas alcoólicas. "É preocupante que isso esteja acontecendo. Os estabelecimentos comerciais não podem ser coniventes com isso", afirmou.

Segundo a diretora da vigilância, a megaoperação quer fechar o cerco contra esses estabelecimentos, mas o caráter é de promoção da saúde. "Estudos apontam que quanto mais os jovens começam a beber, maiores são as chances de dependência química no futuro", afirmou. As multas para estabelecimentos infratores podem ultrapassar R$ 100 mil e, em caso de reincidência, os locais podem ser interditados de 15 a 30 dias e até perder a inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS.

O mineiro Humberto Moura Fonseca fazia engenharia elétrica na Unesp de Bauru e morreu após ingerir 25 doses de vodca em festa universitária Foto: Arquivo Pessoal

Coma alcoólico. O estudante do último ano de Engenharia Elétrica, Humberto Fonseca entrou em coma alcoólica no último sábado após ter bebido, segundo a polícia, 25 doses de vodca em uma festa em Bauru. Outras três pessoas que participavam da "competição" foram internadas em coma alcoólica. Duas delas receberam alta. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.