Semana começa com pancadas de chuva em São Paulo

Nebulosidade traz aumento de umidade na capital paulista; temporais causam estragos em cinco cidades no interior

PUBLICIDADE

Foto do author José Maria Tomazela
Por Ana Paula Niederauer e José Maria Tomazela
Atualização:

SÃO PAULO E SOROCABA - A nova frente fria que avança pelo Estado de São Paulo deixa o tempo instável na capital paulista no início da semana, principalmente nesta segunda-feira, 2.

Previsão de chuva para capital paulistaao longo do dia Foto: Tiago Queiroz/Estadão

PUBLICIDADE

O interior, sul e noroeste do Estado de São Paulo amanheceram com chuva nesta segunda-feira.

Fabiana Weicamp, meteorologista da Climatempo, diz que são esperadas para a capital paulista chuvas de intensidade moderada a forte ao longo do dia, acompanhada de descargas elétricas e com possíveis rajadas de ventos.

Na terça-feira, 3, há previsão de chuviscos e chuva fraca entre a madrugada e boa parte da manhã, mas com baixo potencial. 

A temperatura na capital paulista fica amena, com mínima prevista 16ºC e a máxima em torno dos 24ºC, com umidade do ar acima dos 60%.

Há previsão de chuva para a região do Triângulo Mineiro, para o Sul de Minas e o centro-sul do Rio de Janeiro.

Esta segunda-feira tem calor intenso e sol no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, mas as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer no fim da tarde e à noite. Em Vitória, o sol aparece forte e faz calor.

Publicidade

Estragos no interior

Depois de quase três meses de estiagem, chuvas com rajadas de vento causaram estragos em ao menos cinco cidades do interior de São Paulo, entre a noite de domingo e a manhã desta segunda-feira. Em Marília, no noroeste paulista, ao menos 30 casas foram destelhadas nos bairros Maracá e Residencial Montana, na zona norte. O vento derrubou árvores e arrancou placas de publicidade. O estande de vendas de um empreendimento imobiliário foi destruído.

Em Bauru, houve destelhamentos e inundações. Quatro árvores caíram na área urbana, interditando vias públicas. Uma erosão causou a interdição parcial de uma faixa no km 348 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225).

O temporal atingiu também Américo de Campos, onde a força do vento derrubou a cobertura do palco da Festa do Peão, no Recinto de Exposições, na madrugada desta segunda. De acordo com a prefeitura, o acidente aconteceu depois do encerramento de um show sertanejo, quando o local já esta vazio, por isso, ninguém ficou ferido.

Em Catanduva, a chuva forte causou alagamentos no bairro Santa Paula. Casas e estabelecimentos comerciais foram invadidos pela água.

Ja em Itapura, no extremo noroeste, o temporal destelhou ao menos dez casas. Uma torre metálica caiu sobre uma residência, mas ninguém se feriu. As famílias foram transferidas para as casas de parentes. A estação meteorológica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Ilha Solteira registrou ventos de 77 quilômetros por hora na região.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.