Marco Antonio Ferreira/Divulgação
Marco Antonio Ferreira/Divulgação

São Paulo recebe 2º encontro internacional para amantes da tatuagem

Tattoo Week 2012 reúne 70 profissionais de fora do País, além de fãs da arte de tatuar

João Paulo Carvalho - O Estado de S.Paulo,

21 Julho 2012 | 11h08

Camila D.A, 19, não avisou a mãe aonde iria antes de sair de casa. “Olha, moço, não tire nenhuma foto, por favor. Se minha família souber que fiz uma tatuagem, nem sei o que pode acontecer!”, brinca a estudante de Publicidade e Propaganda, que tenta, sem sucesso, esconder o rosto. A jovem, entretanto, é um dos variados estereótipos da Tattoo Week, que é realizada em São Paulo, no Expo Center Norte, até domingo, 22.  Destinada aos apaixonados por tatuagens e também a profissionais da área, a feira chega à sua segunda edição em 2012 com participações de grandes nomes do ramo e um tabu a ser batido: o preconceito.

Com 70 tatuadores internacionais, 210 stands a uma área reservada para workshops, o principal objetivo da Tattoo Week é mostrar à sociedade o lado artístico da tatuagem. “Houve uma ligeira quebra do tabu, mas ele ainda persiste. Hoje em dia, pessoas de qualquer profissão podem ter a pele tatuada. A coisa não fica restrita ao underground, como acontecia há alguns anos. A Tattoo Week tem um público bastante variado, de bebês a adolescentes. Nosso foco é escapar do exagero. É mostrar para o povo os belos traços de um desenho e o que ele significa”, afirma um dos organizadores do evento, Klay Ferreira.

Outro ponto forte da feira é a venda de produtos relacionados ao exercício da profissão. Segundo Klay, apesar da evolução do mercado brasileiro de tatuagem, o conhecimento dos tatuadores em relação às suas próprias condições de trabalho ainda são escassas. “O amadorismo, infelizmente, predomina. Os tatuadores precisam saber o que há de melhor no ramo para aprimorar seu trabalho e facilitar sua vida. O evento quer apresentar equipamentos, produtos, leis e condições de higiene a esses tatuadores. Eles devem aprimorar sua técnica e abrir a visão para novos horizontes. Entender que o conhecimento é a peça chave para a valorização profissional”, complementa Klay.

Nomes de peso. O evento conta com workshops de Carlos Cabral, Henry Anglas, Horyoshi Family e outros. Entre os expositores, os destaques são Alexandre Bauer, Anderson Neves, Bill Beck Subart, além do argentino Robbie Ice e do americano Tim Kern.

A feira, que começou na última sexta-feira, 20, deve receber 25 mil pessoas até domingo, de acordo com a organização.  O ingresso custa R$ 15,00, mas não dá acesso aos workshops. O espaço abre suas portas às 12h e fecha às 22h. Outras informações estão disponíveis no site do evento ou pelo telefone (11) 4226-1393.

Serviço

Tattoo Week 2012

Data: Até domingo, 22 de julho

Endereço: Pavilhão Amarelo Expo Center Norte - Avenida Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme – SP

Horário: Das 12h às 22h.

Preço: R$ 15

Telefone: (11) 4226-1393

Mais informações: www.tattooweek.com.br

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.