Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

São Paulo

São Paulo » Procissão de Corpus Christi causa bloqueios na capital

São Paulo

Procissão de Corpus Christi causa bloqueios na capital

Evento tem previsão de reunir 10 mil participantes, com concentração na Praça da Sé

0

O Estado de S. Paulo

19 Junho 2014 | 03h00

SÃO PAULO - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar algumas vias no centro de São Paulo, nesta quinta-feira, 19, das 9 às 13 horas, para realização da Procissão de Corpus Christi. O evento tem previsão de reunir 10 mil participantes, com concentração na Praça da Sé, onde será realizada uma missa, e caminhada até o Largo de Santa Ifigênia. 

Haverá interdições momentâneas durante a passagem da procissão na Rua Venceslau Brás, na Praça da Sé e na Rua Boa Vista. Estão previstos ainda bloqueios no Pátio do Colégio, na Rua Florêncio de Abreu com a Ladeira da Constituição, na Rua Santa Ifigênia, na Rua Antônio de Godoy e na Avenida Ipiranga.

No Corpus Christi, a Igreja Católica celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, em todos os templos espalhados pelo mundo, seguindo o mesmo ritual. O papa Francisco, por exemplo, presidirá a Missa na Basílica São João de Latrão, às 19 horas e, na sequência, guiará a procissão, que percorrerá a Via Merulana até a Basílica de Santa Maria Maior. 

A festa foi oficializada pelo papa Urbano IV em 1264. As raízes da tradição estão no século 12, no movimento eucarístico surgido em Lieja, na Bélgica, que incluía a exposição e bênção do Santíssimo Sacramento.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.