Perguntas & respostas: Tire suas dúvidas sobre a redução da pressão da água

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Qual é o impacto da redução da pressão na rede de 40 para 10 metros de coluna d’água no meu imóvel?

PUBLICIDADE

A água fica sem pressão suficiente para chegar até reservatórios e domicílios localizados a mais de 10 metros de altura em relação ao início da rede de distribuição local. As cidades são divididas em zonas de distribuição a cada 40 metros de altitude. Neste caso, o imóvel que não tem caixa d’água ou que está em bairros altos da cidade pode ficar com a torneira seca entre meia-noite e 5 horas.

Qual é a vantagem em reduzir a pressão da água?

Como o consumo de água é bem menor de madrugada, a vazão na rede é baixa. Assim, ao reduzir a pressão, a Sabesp também diminui o índice de perda de água por vazamento na tubulação provocado pela pressão da água.

Por que a Sabesp está reduzindo a pressão da água?

A empresa alega que a medida é uma manobra operacional necessária para remanejar água dos Sistemas Guarapiranga e Alto Tietê para regiões que antes eram abastecidas pelo Sistema Cantareira, que enfrenta a pior seca de sua história.

Essa redução representa racionamento de água?

Publicidade

Especialistas divergem sobre o assunto. Para alguns, restringir o consumo de água propositadamente, deixando regiões desabastecidas com frequência, é racionar água. Para outros, o fato de a redução ser motivada por uma manobra operacional para reversão de água na rede indica que não se trata de rodízio padrão de água.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.