1. Usuário
Assine o Estadão
assine


PELA 1ª VEZ, AS 5 PRAIAS DE S. VICENTE ESTÃO LIMPAS

O Estado de S.Paulo

26 Novembro 2011 | 03h 02

Cetesb aprovou toda a orla da cidade, até a 'campeã' de sujeira em 2007

As cinco praias de São Vicente, no litoral sul paulista, ganharam bandeira verde da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). É a primeira vez desde 1975, quando começaram as medições, que toda a orla da cidade da Baixada Santista registra balneabilidade e nenhum risco de contaminação no banho de mar. Até o Parque Prainha, faixa de areia rodeada por ocupações e que permaneceu imprópria para banho durante 20 anos seguidos, entre 1988 e 2008, ganhou bandeira verde.

Considerada a praia mais suja do Brasil em 2007 em ranking de ambientalistas e ONGs, a Praia do Gonzaguinha, com 800m, também está própria para banho. A mudança pode ser observada na cor da água. Na Praia do Itararé, uma das mais frequentadas do litoral brasileiro, o mar fica muitas vezes azul, principalmente em dias de sol. Também estão com águas próprias as Praias da Divisa e da Ilha Porchat, onde é possível ver até tartarugas-marinhas.

As remoções de moradores em áreas de risco sem esgoto e obras de saneamento básico são os responsáveis pela mudança, segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas. "O programa Onda Limpa fez investimento de mais de R$ 1 bilhão em saneamento básico", afirmou o secretário.

Apesar da mudança em São Vicente, a qualidade das praias da Baixada Santista caiu neste ano em relação a 2010, segundo levantamento feito pelo Estado com as bandeiras semanais até o fim de setembro.

Neste ano, apenas 13 praias ficaram o ano inteiro livres de receber bandeiras vermelhas, de um total de 73 pontos de medição entre Ilha Comprida e Bertioga. No ano passado, no mesmo período, 24 tinham sido aprovadas.

As praias limpas costumam se concentrar em cidades mais ao sul, como Peruíbe, onde a Praia do Guaraú, por exemplo, ficou imprópria por apenas três semanas neste ano. Já nas mais populosas de Santos, São Vicente e Praia Grande, as bandeiras vermelhas são a regra na maioria das praias - o que torna ainda mais surpreendente as bandeiras verdes em São Vicente.

O caminho do litoral sul neste ano foi o inverso do litoral norte. Se consideradas praias que receberam bandeira verde o ano inteiro, foram 34 os pontos de medição com condições ideais para banho de mar entre os 83 existentes até setembro. Em 2010, o número era menor - 27 praias limpas em 100% do tempo. / DIEGO ZANCHETTA, MÁRCIO PINHO e AFRA BALAZINA

  • Tags: