1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Pedido de RG pode ser agendado pela internet

Márcio Pinho - O Estado de S.Paulo

25 Maio 2011 | 00h 00

Serviço será lançado oficialmente no mês que vem, mas usuários que vão a unidades do Poupatempo já são orientados a usar a web

O Poupatempo já está permitindo agendamento de pedido de RGs pela internet. O objetivo é facilitar a vida dos usuários, que podem escapar de filas nas unidades. É também uma alternativa ao 0800, que muitas vezes oferece "intermináveis" gravações antes de o atendente pegar a ligação.

A possibilidade de fazer agendamento pela internet ainda não foi divulgada oficialmente - o Poupatempo considera o programa um "piloto", o que significa que está sujeito a manutenções e a ficar fora do ar. Mas quem visita postos do Poupatempo, como na Sé, em São Paulo, já recebe a orientação de usar o site www.e-agendamento.poupatempo.sp.gov.br como opção.

A divulgação deverá ocorrer no mês que vem.

O site solicita informações básicas do cidadão, como nome, telefone, nomes do pai e da mãe, e ainda traz uma lista com os documentos que devem ser levados no dia agendado para a solicitação do serviço de carteira de identidade.

O processo pode ser iniciado pela internet por quem solicita qualquer tipo de RG - primeira ou segunda via - e por qualquer motivo - furto e perda por exemplo.

A reportagem testou o serviço e constatou que o agendamento pode ser feito para datas próximas. Na tarde de ontem, era possível agendar atendimento para hoje em todas as unidades da capital, com exceção de Itaquera, onde só havia vagas a partir de segunda. Os prazos são os mesmos informados pelo telefone.

Reclamações. O 0800, porém, ainda provoca queixas. O designer Sérgio Henrique diz que tentou ligar durante três dias no telefone do serviço. Ontem, a reportagem testou o 0800 e ficou cerca de três minutos aguardando o atendente. Em fevereiro, que costuma registrar pico de atendimentos, o Estado mostrou que a menor espera em sete tentativas de agendamento por telefone foi de 15 minutos. À época, a menor espera para agendamento era no Poupatempo de Santo Amaro - 15 dias. O 0800 atende em média 13,5 mil ligações por dia.

Quem vai ao Poupatempo da Sé para tirar o RG sem agendar pode esperar. Foi o caso ontem do ajudante de pedreiro Fábio Lira, de 24 anos, que havia chegado às 9h e às 15h continuava esperando. "Precisam fazer algo para melhorar isso", disse.

Entre os agendados, o Poupatempo afirmou que a espera máxima foi de 30 minutos entre as 14h e as 16h de ontem. Segundo o órgão, atrasos dos usuários às vezes retardam o processo de atendimento. Os testes com o novo site têm sido bem sucedidos, informa o órgão.

TIRE SUAS DÚVIDAS

Como tirar a identidade

1. Como é feito o agendamento para pedidos de RG?

Os agendamentos podem ser feitos por meio do número 0800-7723633. É possível conseguir agendamento no dia indo a uma unidade do Poupatempo, mas isso nem sempre é garantido e o usuário pode ter de esperar algumas horas. A internet é uma nova opção. O agendamento já pode ser feito pelo site www.e-agendamento.poupatempo.sp.gov.br. O governo destaca, no entanto, que se trata de um projeto piloto, que será lançado oficialmente nas próximas semanas.

2. Qual o prazo para o agendamento?

Em meses de férias escolares, o prazo costuma ser maior e superar 15 dias. Atualmente, é mais fácil conseguir atendimentos no próprio dia, ou para o dia seguinte.

  • Tags: