1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Córregos transbordam por causa das chuvas em São Paulo

- Atualizado: 17 Fevereiro 2016 | 23h 12

Corpo de Bombeiros resgatou três pessoas de dentro de um córrego em Ferraz de Vasconcelos; uma mulher estava em estado grave

Nuvens escuras encobriram a região de Moema, na capital paulista

Nuvens escuras encobriram a região de Moema, na capital paulista

A chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta quarta-feira, 17, causou o transbordamento de três córregos e fez a capital voltar a bater o recorde de trânsito do ano, com 263 quilômetros congestionados às 18h30 (dois km a mais que a marca anterior, registrada na segunda-feira). Três pessoas foram socorridas pelos bombeiros de dentro de um córrego - uma estava em estado grave às 19h30.

Parte da cidade entrou em estado de atenção para alagamentos por volta das 16 horas e três subprefeituras - Ipiranga, Cidade Ademar e Itaquera - entraram em alerta, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Os córregos Ipiranga e Zavuvús, nas subprefeituras de Ipiranga e Cidade Ademar extravasaram por volta das 17 horas. O Rio Verde, em Itaquera, transbordou cerca de 50 minutos depois. As regiões oeste, sudeste, leste, sul e a Marginal do Pinheiros entraram em atenção. A cidade teve seis pontos de alagamento - todos nas zonas sul e leste.

Pouco antes das 18 horas, o Corpo de Bombeiros resgatou um casal e uma criança de dentro de um córrego em Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana de São Paulo, após o carro em que eles estavam cair na água. A mulher, ainda não identificada, foi reanimada pelos bombeiros no local. Ela, em estado grave, e as outras duas pessoas, sem estado de saúde divulgado, foram encaminhadas ao Pronto-Socorro Regional da cidade.

Segundo o CGE, choveu forte na zona leste, nos bairros de Vila Prudente, São Lucas, Sapopemba, São Mateus, São Rafael, Iguatemi, Cidade Tiradentes, José Bonifácio, Itaquera e Parque do Carmo. A precipitação também foi intensa nos bairros de Pedreira, Cidade Ademar e Campo Grande, na zona sul, e nos bairros Ipiranga, Jabaquara, Saúde, Moema e Sacomã, na região sudeste.

Transporte. O Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, fechou para pousos das 16h41 às 17h04, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). As decolagens eram feitas a critério dos pilotos. O CGE informou que às 16h44 os ventos no local alcançaram 63 quilômetros por hora, suficientes para derrubar árvores.

Por causa de alagamento na via, a circulação de trens foi interrompida por volta das 17h entre as Estações Guaianses e Poá da Linha 11-Coral da CPTM. Já no Metrô, os trens da Linha 5-Lilás estavam circulando com velocidade reduzida entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro às 17h30.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em São PauloX