Oito adolescentes são recapturados após fuga da Fundação Casa de Guarulhos

Dos 56 internos, 34 conseguiram fugir e o restante preferiu permanecer na unidade

Bruno Lupion, do estadão.com.br

09 Abril 2010 | 07h54

   

 

SÃO PAULO - Oito adolescentes que escaparam da Fundação Casa de Guarulhos na noite de quinta-feira, 8, por volta das 20 horas, foram recapturados nesta madrugada pela polícia. A rebelião, na unidade I do complexo, resultou na fuga de 34 dos 56 adolescentes internados.

 

A captura dos quatro primeiros jovens ocorreu às 22 horas, em local próximo à unidade, no Jardim Aracília. Os outros quatro foram encontrados em áreas mais afastadas. Todos foram encaminhados ao 4º DP, no bairro dos Pimentas.

 

Segundo a Fundação Casa, os adolescentes renderam quatro funcionários por meio de violência física, sem deixar feridos. Um grupo escapou pela porta da frente da unidade e outro pulou o muro dos fundos, após violar uma grade de arame farpado.

 

O muro dos fundos da unidade dá para um vale repleto de árvores, na direção do qual havia sandálias de borracha e camisetas deixadas pelos jovens durante a fuga. Quatro homens do Comando de Operações Especiais da PM especializados em buscas na mata chegaram ao local à uma da madrugada para reforçar a procura.

 

A corregedoria da Fundação Casa abrirá uma sindicância para apurar o fato. Vinte e dois adolescentes decidiram não fugir, apesar de terem condições para isso.

 

Depoimentos

 

Um dos jovens recapturados, de 17 anos, internado após ser apreendido por tráfico de drogas, disse à reportagem que decidiu fugir pois seu filho nascerá em breve e ele precisava "estar ao lado dele".

 

Outro rapaz, de 18 anos, internado após ser apreendido por sequestro, afirmou que fugiu pois queria ajudar sua família, "que precisava de dinheiro". Ele disse que trabalhava como empacotador em um supermercado antes de ser internado e desejava voltar à função, pois "há muito veneno lá dentro (da Fundação Casa)". Questionado se voltaria a cometer crimes, disse que "pensaria melhor" antes, mas não descartou fazer isso "se houvesse necessidade".

 

Segunda fuga do ano

 

Em 18 de fevereiro, cinco adolescentes da unidade II, instalada ao lado da I, escaparam pelo muro lateral após quebrarem as janelas de um dormitório.

 

Inaugurado em 20 de fevereiro de 2008, o complexo da Fundação Casa em Guarulhos é formado por três unidades. Cada uma delas tem capacidade para abrigar 56 pessoas.

Mais conteúdo sobre:
Guarulhos Fundação Casa fuga

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.