PUBLICIDADE

Motorista poderá usar selfie para indicar condutor em multa de trânsito

Serviço do Detran de São Paulo exigirá cadastro e uso de novo aplicativo

Por Bruno Ribeiro
Atualização:

SÃO PAULO - Proprietários de veículos multados em São Paulo que não estavam no volante na hora da infração poderão indicar os condutores, para a transferência dos pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por meio de um novo aplicativo desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo que exigirá o preenchimento de alguns dados e a transmissão de uma selfie do real infrator.

+++ Com 120 pontos na CNH, diretor do Detran-MG fica proibido de dirigir

A regra vale para quando o dono do veículo não é a pessoa que toma a multa, como motoristas de veículos de empresas ou, por exemplo, um pai que empresta o carro para o filho Foto: Detran-SP

O aplicativo está na disponível para celulares que usam os sistemas operacionais Android e iOS. 

+++ Temer assina decreto de acordo de CNH entre Brasil e Itália

PUBLICIDADE

Para ter acesso ao sistema, o condutor terá de fazer um cadastro no site do Detran e, depois, baixar o aplicativo.

+++ Jovem veste calça da mãe para não ser barrado em prova de direção

Em nota, o Detran explica o procedimento. "Feito o cadastro, o proprietário deve acessar a opção Indicação de Condutor no app e selecionar a infração. Depois de conferir os dados da infração e do veículo, ele se identifica tirando uma selfie e assinando na tela. Caso o dono do veículo não seja registrado em São Paulo ou até mesmo não tenha CNH, ele pode incluir uma fotografia de um documento de identificação, como o RG", diz o texto.

Publicidade

"Para identificar o condutor que vai receber a autuação, o procedimento é semelhante: preenchimento do CPF, número da CNH, selfie e assinatura. As assinaturas devem sempre ser idênticas às da CNH", informa o órgão.

O acompanhamento do requerimento de transferência de pontos é feito no próprio aplicativo. 

A regra vale para quando o dono do veículo não é a pessoa que toma a multa, como motoristas de veículos de empresas ou, por exemplo, um pai que empresta o carro para o filho. 

"Em média, 5.500 pedidos de indicação são enviados ao Detran.SP por mês, dos quais 3.500 são deferidos", diz o Detran.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.