Moema ganha amanhã ciclofaixa permanente

É a primeira do tipo na capital paulista; no total, serão 3,3 km entre as Avenidas Rouxinol, Aratãs e Pavão e a Rua Araguari

PUBLICIDADE

Por Rodrigo Burgarelli
Atualização:

Além da ciclofaixa, outros 6,5 km de ruas serão transformados em "ciclorrotas", um trajeto preferencial para bicicletas, em que o tráfego é compartilhado com os carros. O modelo já funciona no Brooklin, zona sul, e no Butantã, zona oeste, e agora será estendido a seis vias de Moema. Nelas, a velocidade máxima vai cair para 30 km/h e serão instaladas placas e pinturas de solo com advertência para motoristas.Risco. Ciclistas dizem que o maior obstáculo para o funcionamento da ciclofaixa será a educação de trânsito. Ontem, como quase toda a ciclofaixa já estava pintada, centenas de motociclistas usavam o espaço como "motofaixa", para driblar congestionamentos. "O grau de segurança está diretamente relacionado com o grau de punição para quem não obedecer as regras", diz o cicloativista Willian Cruz, autor do blog Vá de Bike. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ainda não informou como a fiscalização será feita. Segundo Felipe Aragonez, secretário-geral do Instituto CicloBR, a ciclofaixa poderá ser utilizada por mais ciclistas caso seja estendida para outros bairros. "Ninguém fica só em Moema. É um primeiro passo, mas precisamos de projetos mais amplos."GLOSSÁRIO

CiclofaixaEspaço nas laterais de uma rua reservado para bicicletas e sem separação física. Funciona 24h.

Ciclofaixa de LazerEvento semanal ligando parques. Não é voltado ao transporte.

CiclorrotaBicicletas e carros usam o mesmo espaço da rua, mas as primeiras têm preferência.

Ciclovia Existe separação física entre bicicletas e carros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.