1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Máxima chega a 36 graus amanhã e sexta-feira pode ter temporal

Guilherme Soares Dias, especial para o Estado

12 Fevereiro 2014 | 18h 22

Aumento da temperatura amanhã precede o risco de temporal previsto para sexta-feira

A temperatura em São Paulo pode chegar a 36ºC na quinta-feira, aumentando o calor sentido pelos paulistanos nos últimos dias. Os termômetros devem encostar na máxima do ano, registrada no dia 7, quando foram registrados 36,4ºC. Nesta quarta-feira, 12, a máxima chegou a 33,8ºC no Mirante de Santana, na zona norte da cidade, de acordo com a Climatempo. Na terça-feira, 11, a máxima foi de 33,7ºC.

O aumento da temperatura nesta quinta-feira precede o risco de temporal previsto para sexta. “É um fenômeno chamado aquecimento pré-frontal, em que aumenta o calor em resposta à aproximação de uma frente fria”, diz Marcelo Pinheiro, meteorologista da Climatempo.

Além do sol, a previsão é que haja mais vento do que nos últimos dias. “Mas será um vento quente, chamado de vento noroeste, que ajuda a aumentar a temperatura”, diz Pinheiro. Já na sexta-feira, o tempo muda com a chegada de uma frente fria, que traz chuva e risco de temporal. A máxima prevista é de 32ºC. “No fim de semana, a frente fria vai embora, mas a cidade fica com ventos marítimos, muitas nuvens e abertura de sol”, diz o meteorologista. A temperatura deve ter máxima de 32ºC no sábado e há possibilidade de chuva moderada.

  • Tags: