PUBLICIDADE

Mano Brown é detido na zona sul de São Paulo

Segundo a Polícia Militar, ele teria tentado escapar de uma blitz e foi preso por desobediência, desacato e resistência à prisão; músico diz que abordagem foi violenta

Por Monica Reolom
Atualização:

Atualizada às 23h37

PUBLICIDADE

O vocalista da banda Racionais MCs, Mano Brown, foi detido na tarde desta segunda-feira, 6, em um bloqueio policial no Campo Limpo, zona sul. A PM diz que o músico tentou escapar da blitz e foi enquadrado por desobediência, desacato e resistência à prisão. Brown afirma que a abordagem da polícia foi violenta.

Segundo a PM, os policiais pararam o vocalista na Rua Carlos Caldeira Filho, por volta das 16 horas. O advogado de Brown, Raphael Ornaghi, afirma que ele foi algemado e jogado no chão - e que um vídeo, não divulgado, comprovaria os fatos.

“A abordagem policial foi de forma violenta”, afirmou o advogado do músico ao chegar ao 37.º DP (Campo Limpo). Após prestar depoimento, Brown sairia do local para fazer exame de corpo de delito. 

Segundo a polícia, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de Brown está com o exame médico vencido desde julho de 2012. Já o veículo, em nome da mãe do cantor, está com o licenciamento atrasado desde 2013. 

O secretário municipal de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, acompanhou o músico na delegacia, onde aproximadamente 50 pessoas aguardavam do lado de fora. 

Pouco antes das 21 horas, Brown deixou o DP, sem falar com a imprensa. Ele foi liberado após assinar um termo circunstanciado de desobediência civil. Segundo depoimentos ouvidos pelo delegado Fabio Brandão, Brown freou bruscamente ao ver a blitz, o que levantou suspeitas dos policiais. “O PM diz que pediu para fazer a revista pessoal e que ele se recusou”, afirmou Brandão. O policial também disse que o músico o xingou. Brown nega. 

Publicidade

Brown já havia sido detido em julho de 2004. Na ocasião, policiais encontraram um cigarro de maconha no carro em que ele e um amigo estavam.

Mano Brown é detido e levado para delegacia na zona sul de SP Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.