PUBLICIDADE

Justiça mantém reajuste de 33% na conta de água em Itu

Reajuste muito acima da inflação causa protestos na cidade, que enfrentou quase um ano de falta de água nas torneiras 

Foto do author José Maria Tomazela
Por José Maria Tomazela
Atualização:

SOROCABA - Uma liminar da Justiça mantém o reajuste de 33% nas contas de água de Itu, na região de Sorocaba, pelo menos até o próximo dia 18. A decisão foi dada na segunda-feira, 4, em ação movida pela concessionária Águas de Itu, depois que o aumento foi barrado pela prefeitura. O reajuste muito acima da inflação causa protestos na cidade, que enfrentou quase um ano de falta de água nas torneiras em razão da crise hídrica.

PUBLICIDADE

De acordo com a concessionária, a decisão judicial considerou que o decreto da prefeitura determinando reajuste de 4,42% só vigora 30 dias após a publicação, prazo que vai até o dia 18, por isso valem as contas já distribuídas com o novo preço da água. O aumento atinge 54 mil ligações de água em casas, comércio e indústria. A tarifa de consumo mínimo passa de R$ 24 para R$ 33. Para a prefeitura, a decisão judicial mantém a suspensão do aumento e pode obrigar a concessionária a devolver valores recebidos a mais.

A Águas de Itu alega que desde 2012 a prefeitura não libera as correções previstas nas tarifas, que se tornaram defasadas. Diz, ainda, ter antecipado investimentos em razão da crise hídrica. Já a prefeitura afirma que a concessionária não fez os investimentos previstos em contrato para amenizar a falta de água. A Justiça ainda vai julgar o mérito da ação.

A Águas de Itu alega que desde 2012 a prefeitura não libera as correções previstas nas tarifas, que se tornaram defasadas Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.