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Horto abandonado

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Por Redação
Atualização:

O Horto de São Vicente está abandonado. As construções estão desmoronando e os animais do zoológico são maltratados. O "cercadinho" para os avestruzes está com mato alto e não dá para vê-los. O lago parece um brejo. Os brinquedos instalados podem causar acidentes. Leões, tigres e hipopótamos sofrem pela indiferença do poder público. Não há nenhum tipo de controle de acesso, além de alguns guardas da prefeitura. No site diz que há um museu, mas não o encontrei. CARLOS ALBERTO QUIROGA / SÃO VICENTEA técnica do Setor de Fauna do Ibama-Santos, Milena Nepomuceno de Oliveira, diz que o Zoológico Municipal de São Vicente foi vistoriado e as adequações devem ser feitas no manejo dos animais. Diz que o local atende aos requisitos exigidos pela legislação para funcionar e que as adequações são verificadas conforme os prazos estabelecidos na vistoria de 10/12/09. Os avestruzes foram transferidos para um criadouro, enquanto o antigo recinto é reformado. Informa que não há nenhum tigre, mas um casal de onças e 5 leões. O parque de diversões e o museu não são de responsabilidade do zoológico. A prefeitura de São Vicente informa que está prevista uma reforma completa no Horto Municipal, desde o ano passado, com recursos do Ministério do Turismo (R$ 741 mil) e investimentos em saneamento pela Sabesp. A Secretaria de Turismo de São Vicente aguarda a liberação da verba, que está sob análise da Caixa Econômica Federal. Informa ainda que será feita uma trilha ecológica no Morro do Voturuá, que está recebendo pontes e escadas de segurança. A direção do Horto esclarece que os animais são bem tratados, que os avestruzes não estão no recinto há um ano e que não há tigres no local.CICLISTASPerigo na cicloviaTrabalho num prédio em frente à Estação Vila Olímpia, que é uma das entradas da ciclovia na Marginal do Pinheiros. Um dia vi que um ciclista se assustou com dois carros da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), que trafegavam na ciclovia para "cortar" caminho. A Emae patrocinou a construção da via, mas se esqueceu de orientar seus funcionários.ANA GUIMARÃES / SÃO PAULOO Departamento de Comunicação e Gestão Empresarial da Emae esclarece que a estrada de serviços que margeia o Rio Pinheiros é compartilhada com outras empresas que possuem equipamentos e instalações ao longo da margem. Explica que desde 27/2 essa estrada de serviço teve uma das faixas de rolagem reservada para o tráfego exclusivo de bicicletas. Infelizmente, a ausência de mais informações impede a apuração mais precisa dos fatos relatados. Acrescenta que intensificará as campanhas que orientam os motoristas que trafegam no local.ANIMAIS DE RUADesrespeito no Metrô Em 15/3, na Estação Tucuruvi, por volta das 6 horas, vi um guarda chutando um cachorro que estava abrigado na porta do Metrô. Disse que aquilo era uma covardia e ele me respondeu que era para eu sair da estação para conversar com ele de perto, além de falar palavras de baixo calão. Perguntei o nome dele, que me respondeu que era "da lei". Só se for a lei da ignorância!SOLANGE A. / SÃO PAULOO Metrô esclarece que não é permitido o acesso ou a presença de animais nas estações. Contudo, tal proibição não justifica o tratamento dispensado ao animal nem o desrespeito em relação à passageira. Após investigação sobre a ocorrência, a empresa contratada, responsável pela segurança patrimonial do Terminal Tucuruvi, foi comunicada do fato e todos os funcionários foram alertados quanto aos princípios de cordialidade necessários nas abordagens feitas aos usuários da estação. Informa que o vigilante envolvido na ocorrência foi afastado.DECOLAR.COMBurocracia para reembolsoEm junho do ano passado comprei um pacote para Paris pela Decolar.com. Iria viajar em novembro, mas tive uma doença infectocontagiosa. Pedi o cancelamento com isenção de multa e enviei os documentos à empresa, para comprovar o motivo. Mas só recebi R$ 2.085 dos R$ 3.053 pagos. Entrei em contato com a TAP e soube que os bilhetes estavam em aberto. Tento falar com a empresa desde fevereiro, sem sucesso. Ninguém atende o telefone no setor de reembolso. MARIA RITA RODRIGUES CALIL / SÃO PAULOA Decolar.com responde que a equipe entrou em contato com a cliente esclarecendo os procedimentos adotados no reembolso.A leitora comenta: Pediram os laudos médicos, pois alegaram que não os receberam. Reenviei-os com os e-mails encaminhados na época do cancelamento. Até agora não tive nenhum retorno e ninguém atende o telefone no setor responsável.

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