Higienópolis multiplica vagas e usa até mezanino

Para atingir os 1.994 espaços para carros exigidos pela Prefeitura e evitar fechamento, shopping também oferece valets, que enfileiram os veículos

JULIANA DEODOROARTUR RODRIGUES, O Estado de S.Paulo

06 Julho 2012 | 03h02

Para não ser lacrado pela Prefeitura, o Shopping Pátio Higienópolis está se desdobrando para multiplicar as vagas de estacionamento. O centro de compras redividiu o espaço onde já funcionavam três estacionamentos e transformou o Mezanino VIP em garagem, na tentativa de atingir os 1.994 lugares exigidos pela Prefeitura como medida mitigadora de tráfego.

Atualmente, o shopping possui 1.524 vagas, 470 a menos do que o estipulado. A maior ação em andamento é a reforma do Mezanino VIP. O local funcionava como refeitório para os funcionários e já está quase pronto. Segundo a Prefeitura, o andar tem capacidade para abrigar 98 carros. No dia 26 de junho, o refeitório foi transferido para o antigo restaurante Bar des Arts, no Piso Higienópolis.

A mudança nos pisos G1, G2 e G3 é simples: na área nova, no lugar de uma vaga, há agora duas. As novas vagas são menores que o normal e, na maioria das vezes, os veículos ficam enfileirados, fechando uns aos outros. Em cada um dos andares, a redistribuição rendeu, pelo menos, mais 21 vagas, diminuindo o déficit do shopping em 63.

Para evitar transtornos aos clientes, o shopping oferece valets responsáveis por estacionar os carros - anteriormente, o serviço existia apenas no Piso Buenos Aires. A dona de casa Maria Auxiliadora Linhares, de 49 anos, ficou desconfiada. "Eu gostei de não ter de manobrar o carro, mas pedi para minha filha tirar fotos. Às vezes os carros aparecem com algumas batidas."

A Prefeitura informou que as obras no mezanino são regulares e já estavam previstas em projeto. O shopping foi procurado ontem, mas não respondeu aos questionamentos. O espaço tem até o dia 27 para se adaptar. Caso contrário, será lacrado. O empreendimento já foi multado em R$ 1,8 milhão.

Hoje vence o prazo para o Shopping Pátio Paulista entregar documentos que comprovem que não está irregular. Se isso não ocorrer, o espaço também poderá ter o alvará cassado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.