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Haddad promete criar 150 km de corredores até o fim do mandato

Artur Rodrigues, Caio do Valle - O Estado de S.Paulo

28 Junho 2013 | 02h 05

Esse tipo de via é mais eficaz, mas exige mais investimento; prefeito diz que vai buscar recursos do governo federal

Além das faixas exclusivas, a gestão de Fernando Haddad (PT) promete criar 150 km de corredores para ônibus até o fim de 2016, quando termina o atual mandato. Estarão contempladas vias nas quais a Prefeitura agora promete criar faixas exclusivas, como as Avenidas 23 de Maio e Rubem Berta.

Especialistas em trânsito são unânimes em afirmar que corredores são muito mais eficazes (embora mais caros) que faixas exclusivas para assegurar uma melhoria do desempenho dos ônibus. Há menos interferências viárias nos corredores, que, em geral, ficam até fisicamente separados das ruas.

Uma faixa exclusiva à direita tem a capacidade de levar cerca de 10 mil passageiros por hora e sentido, enquanto os corredores variam entre 10 mil e 30 mil, de acordo com dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Esse fluxo maior também pode aumentar a velocidade média dos ônibus. Hoje, em São Paulo, a média é de 13 km/h. A Prefeitura prevê aumentá-la para ao menos 25 km/h com as novas vias.

A cidade de São Paulo tem dez corredores de ônibus, que somam 120 km em avenidas como a 9 de Julho, a Rebouças e a Francisco Matarazzo. Para a construir os outros 150 km, Haddad afirma que vai buscar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Os corredores envolvem investimento e nós vamos captar recursos. Tenho uma reunião na semana que vem em Brasília, para fechar o PAC de São Paulo", disse o prefeito.

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