Há muito por fazer para o desempenho de nossos estudantes

Ainda que os resultados alcançados pelos estudantes brasileiros no Pisa 2012 em Matemática, Leitura e Ciências estejam abaixo da média, eles sugerem melhorias no cenário brasileiro ao longo do tempo nas três áreas de conhecimento, considerada a série histórica. O interessante é que esta melhora tende a ser mais significativa entre alunos que tradicionalmente têm desempenhos mais defasados por causa do status econômico e social.

ANÁLISE: Gláucia Novaes, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, O Estado de S.Paulo

02 Abril 2014 | 02h07

No entanto, não podemos comemorar, pois há muito por fazer para incrementar o desempenho de nossos estudantes. A maioria ainda enfrenta forte dificuldade para solucionar problemas matemáticos, compreender e interpretar textos, entender e elaborar explicações científicas que permitam conhecer o mundo a sua volta.

Por outro lado, o Pisa corrobora algumas condições importantes que vêm se desenvolvendo na educação brasileira, como a normalização do fluxo e a maior qualificação dos professores da educação básica. Cabe também destacar que, na solução de problemas, os brasileiros demonstraram um desempenho mais qualificado quando confrontados com problemas interativos que exigem lidar com o novo, tolerar dúvidas e incertezas. Como os problemas da vida real são complexos, infere-se que nossas escolas estão atentas e adaptando seus currículos para desenvolver o raciocínio indutivo e dedutivo, bem como estratégias de monitoramento cognitivo entre seus alunos, fugindo um pouco daquelas tarefas em que todos os fatores estão explícitos e acessíveis.

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